Compartilhe este texto

Redução de IPI sobre extratos de açaí e guaraná vai aumentar geração de emprego

Por Portal Do Holanda

22/05/2013 16h30 — em
Amazonas



Com a redução em 50% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados sobre extratos de açaí e guaraná, o deputado Marcos Rotta afirmou que o Amazonas ganhará um novo incremento na geração de emprego e renda, principalmente no interior do Estado. O decreto, assinado pela presidente Dilma Roussef, além de beneficiar a produção de extratos concentrados para elaboração de refrigerantes que contenham guaraná e açaí, também reduz em 25% o IPI dos extratos concentrados de frutas para a produção de refrigerantes.

Segundo Rotta, o benefício é uma luta antiga e uma causa sempre defendida pelo senador Eduardo Braga e a publicação do decreto é um reconhecimento do governo Federal da cultura tradicional e vocacional desenvolvida no Amazonas. 

Rotta lembrou ainda que para garantir uma matéria-prima regional de qualidade, Braga também contratou uma empresa terceirizada para melhorar a genética do açaí produzido no Estado. “Com isso, o produto regional se tornou mais competitivo no mercado nacional e internacional, fomentando toda a cadeia produtiva desta matéria-prima”, comentou.  

Na avaliação do deputado, a medida vai estimular o cultivo de matérias-primas, além de garantir investimentos na melhoria da produção. “Milhares de famílias amazonenses, que trabalham no cultivo de açaí e guaraná, serão beneficiadas com essa medida”, disse.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: açaí, empregabilidade, guarana, IPI, Manaus, Amazonas

+ Amazonas