Compartilhe este texto

Grupo Gamma promove ação solidária para doação de cabelos

Por Portal Do Holanda

19/12/2018 14h29 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) promoverá 2 dias de ação solidária para doação de cabelos, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado no Centro de Manaus. O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira (dias 19 e 20/12) e tem acesso gratuito.

Com o tema “Faça uma careca feliz: doe seu cabelo”, o Gamma incentivará o público a cortar e doar os cabelos para as mulheres que estão em processo de tratamento contra o câncer de mama. “É a primeira coisa que elas perdem no tratamento”, diz a fundadora e diretora do grupo, Oriona Ohse. “Para a mulher, o cabelo é o adorno do rosto, mexe com a vaidade. Receber uma doação de cabelo para a confecção de uma peruca é motivo de muita alegria. Elas voltam a se sentir mais bonitas”, afirma.

A ação, segundo a diretora do grupo, também tem a proposta de conscientizar sobre a prevenção da doença, que pode atingir qualquer pessoa. "Por isso, acreditamos ser importante sermos preventivas e nos importar mais com o bem-estar das pessoas que estão passando por este processo”, ressalta.

Oriona faz um apelo para que, neste período de fim de ano, as pessoas se solidarizem com a causa e doem seus cabelos. “É um gesto simples comparado com o bem que vai fazer para uma mulher mastectomizada e o cabelo cresce de novo”, declara a fundadora do Gamma.

Programação – A ação solidária “Faça uma careca feliz: doe seu cabelo” acontecerá das 13h às 18h. A equipe de cabeleireiros estará de prontidão para as pessoas que chegarem dispostas a fazer uma doação. Também haverá uma exposição de produtos que servem para dar mais conforto e ajudar na autoestima da mulher mastectomizada.

“Serão expostas perucas para crianças, que são feitas de lã e barbante, perucas para adultas (com os cabelos doados), lenços, chapéus, almofadinhas pós-mastectomia (cirurgia de remoção total da mama) e porta-dreno”, diz Oriona.

Em seguida, o fisioterapeuta Maks Ohse ministrará uma palestra sobre a importância da fisioterapia antes e depois da cirurgia.

Farão parte da ação, ainda, mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama. “Elas irão conversar com público presente para explicar e conscientizar a respeito da doença, do tratamento e da vida pós-cirurgia”, acrescenta a fundadora do Gamma.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural