Compartilhe este texto

Meninos retirados de caverna na Tailândia recebem alta do hospital

Por Portal Do Holanda

18/07/2018 7h06 — em
Mundo



BANGCOC - Os 12 meninos e seu técnico de futebol resgatados da caverna Tham Luang, na Tailândia, após 18 dias saíram do hospital nesta quarta-feira. O grupo dará uma entrevista coletiva que será transmitida em vários canais no país, anunciou um porta-voz do governo.

Os médicos decidiram antecipar a alta em um dia e as autoridades esperam que o grupo fale com a imprensa antes de seguir para casa, devido ao enorme interesse provocado pela história. No entanto, após a aparição em rede nacional, eles receberam a orientação de evitar os holofotes da mídia.

— O motivo de se realizar uma entrevista coletiva esta noite (manhã em Brasília) é que os meios de comunicação têm muitas perguntas e depois (os meninos) poderão voltar para sua vida normal, sem o assédio dos jornalistas — declarou o porta-voz do governo Sunsern Kaewkumnerd à AFP.

A entrevista coletiva será monitorada por especialistas e o departamento de relações públicas da província de Chiang Rai solicitou as perguntas antecipadamente para submetê-las aos psiquiatras.

O programa chamado "Enviando os Javalis Selvagens para Casa", em referência ao nome do time de futebol dos meninos, será transmitido pelas principais redes de televisão durante cerca de 45 minutos, revelou Sunsern, acrescentando que será algo informal e terá um moderador.

— É provável que eles sigam para suas casas logo após a entrevista coletiva — disse Sunsern.

Os médicos avisaram às famílias dos meninos, entre 11 e 16 anos, que deverão evitar que falem com jornalistas durante ao menos um mês após o retorno para casa.

A Tailândia e o resto do mundo acompanharam em suspense a história dos 13 jovens que ficaram presos em um complexo de caverna no dia 23 de junho por causa de uma tromba d'água. Eles passaram nove dias presos até serem encontrados por dois mergulhadores britânicos a quatro quilômetros da entrada da caverna.

Após uma complexa operação que levou três dias e contou com profissionais de diversos países, eles foram resgatados no dia 10 de julho. Por causa do longo período com alimentação precária, os meninos e o treinador tiveram que ficar internados em observação para evitar infecções.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alta médica, meninos, Tailândia, Mundo

+ Mundo