Compartilhe este texto

Juiz suspende interdição de fábrica de cerveja em Manaus

Por Portal Do Holanda

22/06/2020 12h22 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A interdição da fábrica da Mahy Cervejaria Indústria e Comércio de Bebidas, que foi realizada pela Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), foi suspensa por decisão do juiz Gildo Carvalho, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O magistrado afirma que a interdição foi indevida. A fábrica foi interditada após se verificar 1,8 tonelada de malte com fezes de rato, se verificando falta de higiene e risco ao consumidor, mas a empresa não estava em funcionamento.

O juiz Gildo Carvalho, em sua decisão, disse que a fiscalização foi irregular, pois era de competência de um órgão federal realiz-la. A empresa também apresentou, de forma voluntária à Justiça, que possuem suas certificações em dia quanto aos procedimentos de higiene e armazenamento do malte.

A Mahy solicitou a anulação do relatório de fiscalização da Visa Manaus.  “De fato, o art. 155 da Portaria no 562, de 11 de abril de 2018, define como competência do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – DIPOV, da Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA a fiscalização e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de bebidas, de vinhos e de derivados da uva e do vinho”, explicou o juiz. 

A empresa também afirmou no processo, que segue medidas rígidas no processo de produção das cervejas. A Mahy também sustentou que a interdição trouxe perdas financeiras e prejuízos à sua imagem, isso somado a um período de crise por conta do novo coronavírus. 

O juiz suspendeu o ato de interdição realizado pela Visa Manaus e estabeleceu multa diária de R$ 5 mil ao órgão caso descumpra a decisão. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: fabrica cerveja interditada manaus, fezes rato cerveja manaus, interdição suspensa fábrica cerveja, mahy cervejaria, mahy cervejaria manaus, Tjam, Visa Manaus, Amazonas

+ Amazonas