Compartilhe este texto

Operação contra rebelde venezuelano tem mortos e cinco detidos

Por Portal Do Holanda

15/01/2018 17h36 — em
Mundo


Foto: Reprodução

CARACAS — A operação da polícia venezuelana para capturar Óscar Pérez, piloto rebelde perseguido pelo governo do presidente Nicolás Maduro desde que sobrevoou e supostamente atacou prédios públicos de Caracas, tem ao menos dois mortos e cinco detidos, segundo autoridades. Forças de segurança cercaram na manhã desta segunda-feira uma casa onde estava o dissidente, desencadeando várias horas de tensão. Pérez publicou um vídeo nas redes sociais, no qual se ouvem os dois lados negociando a sua entrega, enquanto o seu rosto está coberto de sangue. O chavismo, no entanto, o acusa de ter aberto fogo primeiro contra as autoridades.

Dentre os mortos, estão dois policiais e um número ainda não conhecido de opositores, a quem o governo venezuelano chama de terroristas. Não se conhece o estado de Pérez por enquanto. Cinco agentes de segurança estão gravemente feridos.

As autoridades dizem que o grupo já foi desmantelado.

"Estes terroristas, que estavam fortemente aparatados com armamento de alto calibre, abriram fogo contra os funcionários encarregados da sua captura, com o muito lamentável saldo de dois funcionários da Polícia Nacional Bolivariana e cinco gravemente feridos", diz um comunicado do Ministério do Interior e Justiça.

Nas imagens publicadas nas redes sociais, Pérez — que já foi inspetor do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cipc) da Venezuela — mostra o rosto coberto de sangue, enquanto se escutam detonações ao fundo. Ele fala para a câmera, pedindo liberdade para a Venezuela.

— Dissemos que íamos nos entregar, e não querem deixar que nos entreguemos. Querem nos assassinar — diz Pérez no vídeo. — Esta luta é por vocês. Não o fizemos por nós, e sim por vocês, suas famílias e seus filhos.

Pelo Twitter, a ministra de prisões do governo de Maduro, Iris Varela, confirmou a operação de captura: "Agora vem o show de choro, que covarde quando se vê preso como um rato!", escreveu. Enquanto isso, o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, ofereceu uma versão diferente dos fatos, acusando Pérez de ter aberto fogo primeiro contra os agentes de segurança.

— O terrorista Óscar Pérez atacou aqueles que o cercam, ferindo dois funcionários da Força de Ação Especial (Faes). Os corpos de segurança responderam ao fogo — disse Cabello.

Também pelas redes sociais, a mãe de Pérez publicou um vídeo, no qual fez um apelo em favor do filho e acusou as forças de segurança de truculência:

"Qualquer coisa que aconteça será responsabilidade de vocês", escreveu.

Pérez roubou um helicóptero no fim de junho e supostamente atacou prédios públicos em Caracas contra Maduro. Desde então, ele tem divulgado vídeos de protesto contra o presidente, ameaçando Maduro e prometendo liberar o país a partir da resistência do povo, enquanto vive na clandestinidade. Em dezembro, voltou a aparecer num roubo de armas contra uma unidade militar, onde amordaçou policiais.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: amazonense, morte, Venezuela, Mundo

+ Mundo