Compartilhe este texto

9 coisas que você precisa saber se quer abrir seu próprio negócio

Por Portal Do Holanda

18/12/2019 21h25 — em
Economia



Com o aumento no índice de desemprego no Brasil, muitos acabam optando por abrir o próprio negócio como alternativa. Mas existem erros básicos que precisam ser evitados.

De acordo com o contador Flávio Coelho,  do escritório The Control existem 5 coisas básicas para se observar:

Regularização

Quando se tem uma empresa, a primeira preocupação que você deve ter é mantê-la regularizada, pois isso te dá várias vantagens como: a emissão da certidão negativa de débito e alvará de funcionamento, isso é necessário para que você possa ter crédito nos bancos. O primeiro passo é ter o CNPJ, que é o comprovante de cadastro da empresa, onde consta o nome, as atividades, endereço e mostra que a empresa está realmente ativa e regular. 

Emissão de nota fiscal

A emissão da Nota Fiscal dá segurança para você e mais ainda para seu cliente, pois ele tem um comprovante de pagamento. Além de garantir uma segurança na troca do produto e comprovação de despesa, que também são vantagens de abrir uma empresa.

Registro dos seus empregados

Um dos maiores índices de processos trabalhistas é o fato das pequenas empresas, sem registro, contratarem funcionários. Com o CNPJ, sua empresa estará regularizada e vai poder registrar funcionários sem ter esse problema. 

O registro do funcionário deverá ser realizado em até 48 horas e o exame admissional antes do início do trabalho, para que você não tenha problemas. Mas é preciso saber que com a sua produtividade, o  funcionário se paga e lhe paga. Já  você como empresário fará outra parte para captar clientes, fazer marketing, financeiro, e etc.
 
Com movimentação bancária e faturamento você terá crédito para investir

Abrir uma conta jurídica vai lhe dar uma segurança bem maior nas operações, você poderá emitir boleto para receber, poderá ter a máquina de débito e crédito para passar cartões.

Movimentação financeira e faturamento com nota fiscal, facilitam a comprovação de renda e fatura, fazendo com que o banco comece a lhe passar crédito.

Com crédito bancário você pode investir em máquinas, equipamentos, marketing empresarial, estrutura para sua empresa, entre outros. Um conselho: Não faça empréstimos para quitar dívida pessoal ou para uso pessoal, a verba deve ser investida única e exclusivamente na empresa.

Poderá comprovar renda como sócio ou distribuição de lucro

Um dos problemas dos proprietários e sócios de empresa é que, o dinheiro faturado é da empresa e não do dono, e o sócio ou proprietário não faz retirada de pró-labore, que é o salário do sócio por trabalhar na empresa, e nem faz distribuição de lucro, mas quando se tira o pró-labore e/ou a distribuição de lucro, facilmente é um comprovante de renda .

Fazendo a retirada do pró-labore e distribuição de lucro se tem o comprovante de renda dos sócios, lembrando que distribuição de lucro é isento de imposto, pois a empresa já pagou todos os imposto, essa é outra vantagem.

Perspectiva de crescimento e poder ganhar mais dinheiro

Quando se tem uma empresa a idéia é justamente ganhar mais dinheiro do que quando era empregado ou quando era irregular, a empresa lhe dá o maior destaque para que seu faturamento aumente.

Fazendo a coisa certa, planejada e estruturada a tendência de crescer é bem maior.

Lembre que empresa é um investimento, você tem uma verba que se chama capital social e investe nessa empresa, seja em venda de produto ou serviço.

O lucro é o retorno do investimento, então quanto mais tempo e dinheiro você aplica nesse investimento chamado empresa, logo o retorno será maior.

Isso é uma grande vantagem de abrir uma empresa saber que você pode ganhar muito mais.

Trabalhar com o que gosta e o que sabe fazer

Tenho certeza que você vai montar um negócio porque gosta, pois se você montar um negócio que não gosta, só por dinheiro, você já entrou com o pé esquerdo e pode ter certeza que não vai dar certo.

Trabalhe com o que gosta e não vai trabalhar nenhum dia sequer, esse é um ditado popular, e é verdade. Trabalhe com o que você gosta e o que você sabe, imagina você monta um negócio que não sabe nem pra onde vai? ´Óbvio que isso vai dar errado.

Embora o empresário trabalhe mais do que o funcionário, com mais exigências e responsabilidades, você vai ter um certo conforto e segurança, pois trabalha com o que gosta e com o que tem conhecimento.

Se você sabe o que está fazendo, você sabe o que está errado, o que pode melhorar, isso vai te dar um diferencial no mercado, pois você se auto-avalia.

Realizar o sonho de ter uma empresa

Muitos têm o sonho de ter um negócio próprio, outros não, mas se você está lendo esse artigo, pesquisando as vantagem de abrir uma empresa tenho certeza que esse é um dos seus sonhos.

E qualquer sonho você sabe que tem dificuldades, mas depois da tempestade vem a bonança. Dificuldade qualquer sonho vai ter, dias ruins, dias bons, mas trabalhar, ver e sentir o resultado no bolso principalmente, mudando a qualidade de vida, isso não tem preço. É uma das vantagens de abrir uma empresa, de ser empresário e de olhar pra trás depois e ver que tudo valeu a pena.

Desvantagens de abrir uma empresa

Falar de desvantagens são poucas, primeiramente, muita dor de cabeça, responsabilidade e ansiedade.Mas com certeza uma das desvantagens é o tempo, você terá que dar mais tempo para o seu negócio, para estudar, testar, para organizar.

Realmente eu não vejo desvantagem em abrir uma empresa só vejo vantagem, não tem coisa melhor do que você ter um negócio próprio ter resultado e saber que trabalha com o que gosta.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: autônomo, cnpj, desvantagem, empreendedorismo, empresa, mei, negócio, processo trabalhista, vantagem, Economia

+ Economia