Compartilhe este texto

Amazonino dá adeus à política, mas deixa um legado


Por Raimundo de Holanda

26/12/2018 21h40 — em
Bastidores da Política



Após 35 anos na política, com oito mandatos – quatro de governador, três de prefeito e um de senador -, Amazonino Mendes sai da vida pública como um dos grandes mitos da história do Amazonas.

Deixa um legado que oscila entre o ‘tocador de obras’ e o gestor que ousava em suas ações e programas, como trocar o remo e o machado do caboclo, por motor rabeta e motosserra.

Como prefeito em seus dois primeiros mandatos, e governador nos três primeiros, sustentou o desenvolvimento de Manaus atuando diretamente e em ação conjunta com a prefeitura.

Construiu em praticamente todos os recantos do Amazonas onde existem comunidades. Na economia transformou a Zona Franca de Manaus em grande polo industrial de alta tecnologia, com a Lei Hanan.

Fecha seu ciclo político, depois de ver três afilhados seus governarem o Estado durante 15 anos, com um mandato suplementar para superar uma crise causada por um deles.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: amazoninjo-wilsom-lima-amazonas-gilberto-zona-franca-de-manaaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.