Compartilhe este texto

Derrota de Pauderney Avelino pode ser explicada ...


Por Raimundo de Holanda

08/10/2018 22h33 — em
Bastidores da Política



Contabilizado o resultado da eleição, o Amazonas perdeu e ganhou com a renovação de parte de sua bancada federal. Ganhou pela aposta que o eleitor fez em novos nomes, mesmo sabendo que aposta é uma simples promessa, de resultado duvidoso.  E perdeu  ao não reeleger o principal articulador da luta em defesa do modelo econômico local. 

Pauderney Avelino, pelo conhecimento que tem da legislação de incentivo fiscal e do modelo Zona Franca de Manaus, fará falta, especialmente diante do novo cenário politico e do modelo de desenvolvimento que vem sendo desenhado para o País pelos dois candidatos a presidente que disputam o segundo turno das eleições. 

Até aqui a Zona Franca de Manaus vinha sendo preservada, a duras penas, pelo argumento político e Pauderney era o seu principal articulador. Vai prevalecer, agora, especialmente com a eventual vitória de Bolsonaro, o argumento econômico. Avassalador, que passa pela reforma tributária e pela desoneração da folha de pagamento das  empresas. Não haverá espaço para incentivo fiscal. Nem quem defenda com argumentos sólidos um modelo que sustenta a economia do Estado.

PLÍNIO CACIFADO

Senador mais votado com 834 mil votos, Plínio Valério sai das eleições ‘cacifado’ para uma disputa à prefeitura de Manaus, já que seus votos foram majoritariamente conquistados com os eleitores da capital. Plínio ‘surfou’ na rejeição de caciques que já dominaram esse torrão.

NOVAS CARAS 

Mayara Pinheiro (PP), Felipe Souza (PHS) e Carlinhos Bessa (PV) são algumas das 12 novas caras que saíram das urnas do último domingo para a Assembleia Legislativa. A mudança também marca o retorno de Therezinha Ruiz à Casa.

ABDALA, ADEUS

O nome de Abdalla Fraxe (Podemos) foi retirado da relação de parlamentares estaduais (eleitos) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu lugar aparece Tiago Falcão (Podemos), com 13.313 votos.

BANCADA FORTE

Caso se reeleja, o governador Amazonino Mendes (PDT) terá maioria de apoios na Aleam, diferentemente da atual correlação de forças no Legislativo Estadual. De uma só tacada, a coligação PP/PR/PPL/SD garante o apoio de Mayara Pinheiro, Dermilson Chagas, Belarmino Lins, Joana Darc e Álvaro Campêlo ungidos na batalha eleitoral do dia 7.

FORÇA DO INTERIOR

A reeleição do senador Eduardo Braga (MDB) mostrou a força de sua liderança no interior do Estado onde ele conseguiu reverter a diferença de votos colocada em Manaus pelo seu concorrente Luiz Castro (Rede).

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eleições 2018, pauderney avelino

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.