Compartilhe este texto

Ficou rico? Não ficou rico? O que diz o MP sobre Rossieli Soares


Por Raimundo de Holanda

21/03/2018 21h49 — em
Bastidores da Política



O Ministério Público do Estado do Amazonas instaurou em 2016 inquérito civil para apurar denúncia de enriquecimento ilícito do  ex-secretário de Educação, Rossieli Soares. Ontem, mais de um ano depois de instaurado, o MP decidiu pelo arquivamento do inquérito em comunicado que levou o número 029.2018.77.1.1 – 77ª PRODEPPP, publicado no Diário Eletrônico da instituição. Nenhuma nota sobre o resultado da investigação, nenhuma linha sobre a inocência de Rossieli. Apenas um aviso burocrático que leva o leitor a três conclusões: 1- nada foi investigado nesse período.  2- O caso foi  apurado e o MP concluiu que a denúncia não procedia.  3- Gasta-se dinheiro público para acolher denúncias anônimas que não se confirmam, oneram o contribuinte e por tabela sujam a imagem de cidadãos muitas vezes alvos de intrigas, inveja e ódio. O dano que fica é irreparável. 

MULTA PARCELADA

O deputado estadual Francisco Souza (Pode) pediu o parcelamento em três vezes de multa no valor de R$ 28.250, referente a sua condenação da prestação de contas de 2014. O parcelamento foi autorizado pelo desembargador Yêdo Simões, relator do processo no Tribunal Regional do Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

DALLAS FOGE DE BRAGA

Mais um deputado estadual decidiu abandonar o PMDB. O da vez foi Wanderley Dallas, que estava há 17 anos no partido. O parlamentar comunicou sua saída da legenda em discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas nesta quarta-feira (21). Dallas não confirmou para qual partido migrará. 

@@@

O deputado Vicente Lopes foi o primeiro a abandonar o PMDB, liderado pelo senador Eduardo Braga. Apenas a deputada Alessandra Campêlo (PMDB) segue representando o partido na Aleam. 

BELÃO - 'O RETORNO'

O deputado Belarmino Lins anda se assanhando para os lados do PMDB. O parlamentar tem a característica de sempre seguir para o partido do governador do momento. Em 2016, Belão deixou o PMDB e migrou para o Pros de José Melo. O irmão de Belarmino, o deputado Átila Lins (PSD) também abriu negociações com o PMDB. 

HENRIQUE REAPARECE

De surpresa, o ex-vice-governador Henrique Oliveira visitou ontem a Aleam e foi até o plenário da Casa dialogar com David Almeida, que presidia a sessão legislativa. A seguir, fez questão de cumprimentar, um a um, os 24 parlamentares do Poder em suas respectivas bancadas.

POSSE DE ESTRELA

Foi mais do que concorrida a posse, ontem, do advogado José Fernandes Júnior no TRE-AM. O governador Amazonino Mendes (PDT), dentre outras autoridades de grande peso político, prestigiou o evento.

GRUPO DE CONTROLE NA SEDUC

O Governo do Estado criou um Grupo de Trabalho para acompanhar, controlar, monitorar e fiscalizar os contratos da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). O grupo será composto por 10 servidores, segundo o Decreto nº 38.773, publicado no Diário Oficial. Em outro decreto, nº 38.774, o governo cria Grupo de Trabalho para elaborar novo Regimento Interno da secretaria de educação. 

DEFENSORIA INTERIOR

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) publicou portaria no Diário Oficial do Estado onde faz dispensa de licitação na locação de imóvel em Itacoatiara que servirá como sede do polo da defensoria no município. O custo da locação do imóvel será de R$ 60 mil, valor global, pago a empresa dona da propriedade, Ako Administradora de Imóveis Ltda.

JULGAMENTO VIRTUAL

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aprovou alteração no seu Regimento Interno, admitindo o julgamento virtual de processos. Apenas processos onde houver destaque do julgador ou do Ministério Público e pedidos de sustentação oral não serão julgados virtualmente. A informação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (21). 

EXTINÇÃO VARAS INTERIOR

O Ministério Público Federal no Amazonas instaurou Inquérito Civil para apurar potencial dano aos direitos e atendimento aos povos indígenas na decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de não mais designar juízes nas varas federais dos municípios de Tefé e Tabatinga. A abertura do procedimento foi determinada pelo procurador da República, Fernando Soave, de acordo com a publicação no Diário Oficial do MPF de terça-feira (20). 

@@@

O promotor informou que o ato do CNJ não levou em consideração o abandono do poder público nesses municípios, onde há mais de 15 unidades de conservação federais, dezenas de comunidades indígenas, com população estimada de 76 mil indígenas de 18 povos diferentes. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: mp-am, Rossieli Soares

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.