Compartilhe este texto

Há um gay na base do arco-íris


Por Raimundo de Holanda

22/11/2018 19h32 — em
Bastidores da Política



Sempre ouvi dizer que há um pote de ouro na base do arco-íris. Mas hoje sei que não. Que há toda uma simbologia que vai além do fato de a luz do Sol  refletir a umidade suspensa no ar. 

É válido supor que na base do arco-íris há um gay. Por que não?  Os movimentos LGBTs adotaram as cores do arco-iris como símbolo de libertação. Assim como  a escola simboliza o saber, com muitas cores, inclusive a política, é preciso dizer, repetir mil vezes, que cor é liberdade, que opção política é saber, que discussão de idéias é democracia. 

No momento em que se discute escola sem partido e que foi confirmado para ministro da educação um filósofo  opositor à discussão de gênero e sexualidade nas escolas, eu preferia ver as escolas com vários partidos, envolvidas em um  debate  intenso, despertando saber, consciência política e cidadania. 

Tudo o que e a escola precisa, tudo o que o País precisa, tudo o que a juventude não tem ainda e ao que parece não terá por muito tempo.  Vamos recuar 400 anos, entrar outra vez na idade das trevas, com a cultura controlada pelas igrejas( agora protestantes) que avalizaram a indicação do ministro da educação.  Sob a Bíblia se jurará fidelidade  ao governo e sob  a bandeira todos se calarão. 

WILSON VAI FALAR. VAI?

O governador eleito Wilson Lima tem usado muitas figuras de linguagem para definir aspectos de seu “projeto participativo” de transição. Ele que não conseguiu apresentar um Plano de Governo completo durante a campanha, quer formatá-lo às pressas para servir de bússola após a posse.

Até agora é um orador em busca de uma retórica para aplainar seu discurso ainda confuso, de modo a conseguir dar o efeito desejado ao ouvinte mais interessado, o povo do Amazonas.

Hoje pode anunciar os primeiros resultados do que mais interessa, no momento: os nomes já escolhidos para compor o seu secretariado. As especulações não são favoráveis à mudança.

O próprio Wilson, que era uma incógnita para os que votaram contra, começa a ser uma incerteza até para os que o elegeram. Resta torcer para que tenha firmeza ao segurar o timão.

Siga-nos no

ASSUNTOS: bolsonaro-arco-iris, gay

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.