Compartilhe este texto

A nossa inveja de cada dia: E se os bens declarados pelos candidatos fossem nossos?


Por Raimundo de Holanda

18/08/2018 20h31 — em
Bastidores da Política



A relação de bens, uma exigência da justiça eleitoral, é um drama para os candidatos a cada eleição e um bom prato para a imprensa. Se o patrimônio cresceu, o candidato é colocado sob suspeita. Se diminuiu, é chamado de incompetente pela suposta incapacidade de gerir seu próprio patrimônio.  Ter bens nunca foi pecado, mas os tempos são outros. 

Os pequenos sentimentos saíram do armário e foram parar nas redes sociais.  A inveja  ganhou status  na internet e é confundida como um exercício de  cidadania.  Na prática, uma perseguição implacável a quem prosperou.

E a ideia que fica é que  ninguém é honesto, ninguém conquistou nada pelo trabalho. O que falta mesmo é honestidade nesse tipo de  julgamento. A mesma honestidade que achamos que os políticos não tem.  

 CAMPANHAS NAS RUAS

Os candidatos ao governo e Senado arregaçaram as mangas. Pela primeira vez estão priorizando o contato direto com o eleitor, desmotivado a comparecer as urnas. Quem tiver mais empatia, quem se comunicar melhor vai terminar outubro com um diploma nas mãos. 

ANÚNCIO NA SEGUNDA

Segunda-feira (20) acabará  o suspense sobre o  candidato ao governo do Estado que terá i  apoio  pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia.

IMPROBIDADE EM SILVES

O promotor de Justiça do município de  Silves,  Luiz do Rego Filho,  abriu procedimento para investigar possível improbidade administrativa de  Ana do Rosário Souza Libório, pela contratação de funcionários terceirizados (serviços-gerais e cozinha)  para atendimento na Unidade Mista de Saúde Delphina Aziz. 

INQUÉRITOS TABATINGA

O procurador da República em substituição Pablo Luz de Beltrand,  abriu Inquéritos Civis em Tabatinga para apurar irregularidades na gestão dos recursos  do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a construção de uma quadra coberta com vestiário em escola localizada em comunidade indígena. O alvo é o  ex-prefeito Raimundo Caldas. 

MUDANÇA NA SEMMASDH

A Prefeitura de Manaus enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal  alterando a nomenclatura da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) para Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). De acordo com texto do projeto, o reordenamento organizacional se dá para ampliação da cobertura social proporcionada pelas políticas públicas que compõem a secretaria. 

GOVERNO SANCIONA LDO

O governador Amazonino Mendes sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentária 2019. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (16). 

Siga-nos no

ASSUNTOS: inveja-eleições 2018, renda-candidatos

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.