Compartilhe este texto

Os erros do Enem e a redução de notas para estudantes


Por Raimundo de Holanda

20/01/2020 21h45 — em
Bastidores da Política


  • MEC manipula informações
  • O Inep teve de revisar provas e aumentar ou diminuir notas
  • O tamanho do estrago desse Enem talvez nunca seja revelado

O ministro da Educação não sabe escrever bem na língua portuguesa. A revisão do Enem 2019 também cometeu milhares de erros na revisão das provas. Mas para o ministro Weintraub foi “o melhor Enem de todos os tempos”. Não foi para milhares de estudantes participantes.

Os erros de revisão do Enem abrem mais uma polêmica nacional sobre a incapacidade de gestores do governo Bolsonaro. O Inep teve de revisar provas e aumentar ou diminuir notas.

Num jogo de ‘morde e assopra’, Weintraub acabou revelando que notas diminuídas foram aumentadas após a revisão e que notas aumentadas tiveram a pontuação diminuída.

Mas não foi erro humano, uma impressora já velha ‘engasgou’ na impressão das provas. Nem foi uma coisa muito grande, aconteceu em quatro cidadezinhas do interior na Bahia e Minas.

O tamanho do estrago talvez nunca seja revelado, afinal, estamos num governo que prefere manipular informações. É o que está sendo feito pelo ministro e pelo presidente do Inep.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Enem, Inep, mec, revisão de provas

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.