Compartilhe este texto

Rafael Romano e um drama familiar exposto sem pudor


Por Raimundo de Holanda

21/02/2018 21h44 — em
Bastidores da Política



Dentro das famílias se escondem os piores dramas,  mágoas e pequenas vinganças. Faltava um canal para esses conflitos sairem do ciclo familiar e escorreram como lama e sangue pelas ruas, entrarem dentro de outras casas e explodirem  nas redes sociais - onde  se abriga um mundo controverso e cruel.

Na tarde desta terça-feira um desses dramas foi lançado na mídia, tendo como alvo um dos nomes mais respeitáveis do judiciário amazonense, o desembargador aposentado Rafael Romano.

Ele é acusado pela ex-nora  Luciana Pires de praticar pedofilia contra a própria neta. Mas tanto a mensagem postada numa rede social quanto a entrevista à Rede Tiradentes revelaram uma mágoa aparentemente antiga. Mas ainda assim a acusação é gravíssima,  e deve ser investigada.

Pode, efetivamente, se tratar de um crime escondido e só agora descoberto. Denunciar esse tipo de crime é preciso. Mas sem deixar que mágoas pessoais interfiram na forma.  

A justiça existe como recurso legal. A opção por agredir, ferir e destruir, antes de buscar a justiça, revela um desprezo singular pelo que é correto. Nem o Ministério Público  nem o Judiciário podem ser instrumento de pequenas vinganças. Daí a importância de uma investigação séria e imparcial. 

BENEFÍCIO DA DÚVIDA!

Todo cidadão tem direito a uma investigação formal e amplo direito de defesa diante de quaisquer acusações. Seja ele um mendigo ou um dignitário da justiça. Rafael Romano, pelo legado que deixou em defesa das crianças violentadas,merece neste caso ao menos o benefício da dúvida. 

ARTHUR E A ZFM

Presente à cerimônia de entrega da comenda da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela CNI ao comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, o prefeito Arthur Virgílio mereceu deferência especial do homenageado.

@@@

"A presença de Arthur Virgílio nos traz a Amazônia para perto. No Senado, sua voz tem feito muita falta" disse, citando Arthur como “o maior defensor da Zona Franca de Manaus”.

 VETO CAIU

Ausente no plenário, o deputado Ricardo Nicolau decidiu a manutenção do veto do governo ao projeto que aumentava para 35 anos a idade máxima para ingressar na PM. Os 12 da oposição votaram e o placar ficou 12 x 11. Sem empate, David Almeida não pode desempatar.

@@@

O líder Dermilson Chagas disse que havia um ‘jabuti’ no projeto que fere artigo 37, inciso II, da Constituição. “Estão criando uma cota que fere o direito de igualdade.”

 DEFESA ANIMAL

Avança na Câmara Municipal de Manaus projeto da vereadora Joana D’Arc (PR) sobre a  criação do Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal. A matéria saiu da CCJ e tramita agora na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).

PREFEITO DITADOR

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) pediu ao MP-AM que investigue o comportamento “ditatorial” do prefeito de Eirunepé, Raylan Alencar, acusado de coagir funcionários e controlar, a ferro e fogo, os órgãos policiais no município.

PAÍS DA CORRUPÇÃO

O Brasil caiu 17 posições no ranking internacional que mede a percepção da sociedade com o combate à corrupção. Em 2017, o País ficou na 96ª colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), medido pela Transparência Internacional, ante a posição de número 79 que ocupava no ano anterior.

Siga-nos no

ASSUNTOS: pedofilia, RAFAEL ROMANO

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.