Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Cenoura reduz colesterol e melhora visão; conheça mais benefícios

Publicado

em

Foto: Pixarbay

As cenouras fazem parte da alimentação diária de muitos brasileiros, e seus benefícios para a saúde são inúmeros. A raiz é fonte de sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. O site Viva Bem fez uma lista com 6 super benefícios do alimento. Confira:

1. Faz bem para a visão A cenoura é famosa por melhorar a visão. E não é uma crendice popular. O alimento é fonte de betacaroteno, um tipo de vitamina A, que é um antioxidante que protege a superfície do olho e contribui para o seu funcionamento. Por isso, o seu consumo regular ajuda a prevenir doenças como a degeneração macular, a catarata e a cegueira. As cenouras também contêm luteína, que é um antioxidante que protege os olhos da luz nociva.

2. Melhora a pele Os carotenoides presentes na cenoura desempenham um papel protetor em todas as camadas da pele, reduzindo a sensibilidade à luz ultravioleta (UV) e aumentando o nível mínimo de exposição a esses raios. Além disso, possuem ação altamente antioxidante (com a presença também do ácido lipóico) em todo o organismo, incluindo a pele, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo e tratando doenças com psoríase, uma doença inflamatória da pele que causa vermelhidão e irritação.

3. Fortalece o sistema imunológico Acrescentar cenoura à alimentação ajuda a manter o sistema imunológico mais forte e o corpo consegue combater infecções com mais facilidade. Isso acontece porque as cenouras contêm antioxidantes, que combatem os radicais livres --causados pelo cigarro, poluição ou estresse --, os danos celulares e a inflamação. Possuem também vitamina C e A que reforçam o sistema imunológico, podendo beneficiar a saúde dos pulmões, auxiliando nas alergias respiratórias.

4. Pode reduzir o colesterol Por ser rica em licopeno, um tipo de carotenoide presente em alimentos avermelhados, a cenoura pode ajudar no controle do colesterol ruim. Por isso, quanto mais escura for a cenoura, mais licopeno ela terá. O licopeno atua como uma primeira linha de defesa, reduzindo as modificações oxidativas do LDL (o colesterol "ruim") e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a cenoura é rica em fibras e permite a redução dos níveis de colesterol, pois as fibras nas dietas diminuem a absorção de gordura no intestino.

5. Melhora a função cerebral O betacaroteno do alimento também pode melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência relacionados à idade. Esses danos cerebrais ocorrem devido ao estresse oxidativo que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva. A cenoura contém um carotenoide conhecido como luteolina, que pode reduzir déficits de memória relacionados à idade e inflamação no cérebro. Além disso, o alimento possui ação antioxidante, que previne o envelhecimento das células.

6. Favorece o bronzeado Consumir cenoura ou seu suco pode contribuir para manter o bronzeado. Isso ocorre porque as cenouras são ricas em betacaroteno, que estimula a melanina, que é responsável pela coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas. Mas, quem deseja ter um bronzeado e manter a saúde em dia deve usar protetor solar sempre que for tomar sol, além de priorizar a exposição solar antes das 10h e após as 16h. Essa é a melhor forma de evitar problemas de saúde como as queimaduras. Conheça mais alimentos que ajudam no bronzeado.

Amazônia queima, Bolsonaro vacila e Macron se ‘apropria’ da região

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.