Siga o Portal do Holanda

"Se Deus quiser"

Bolsonaro confirma deputado Luiz Mandetta no Ministério da Saúde

Publicado

em

Foto: Divulgação

BRASÍLIA - O presidente eleito,Jair Bolsonaro, confirmou na tarde desta terça-feira o deputado federal Luiz Henrique Mandetta  (DEM-MS) como ministro da Saúde. Ele o terceiro ministro do DEM e comandará um orçamento estimado em R$ 128 bilhões para 2019.

- Eu confirmo o marechal Mandetta, que se Deus quiser assumirá ano que vem com essa enorme missão - disse o presidente eleito em reunião com deputados da bancada da saúde e representantes da Associação das Santas Casas.

Os dois se reuniram nesta terça-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde a equipe de transição de Bolsonaro está despachando.O nome dele foi chancelado por parlamentares da área da saúde e entidades do setor.

Amigo do chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Mandetta, 53 anos, é médico ortopedista e tornou-se um dos cotados depois de receber apoio de figuras importantes como o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado.

Mandetta colaborou com propostas sobre saúde para o programa de Bolsonaro. O presidente eleito chegou a citá-lo no programa Roda Viva, da TV Cultura, antes do primeiro turno. Ao responder sobre mortalidade infantil, Bolsonaro disse que é necessário dar atenção à saúde bucal das grávidas. Fazia referência à atuação de Mandetta como secretário de Saúde de Campo Grande.

Segundo o deputado, ao implantar consultas odontológicas no pré-natal, a prematuridade e a mortalidade infantil caíram no município.

O futuro ministro é investigado pela Procuradoria Geral da República(PGR) por suspeitas de ter favorecido duas empresas – a Telemídia e a Alert – num contrato de R$ 9,9 milhões assinado com a Secretaria de Saúde de Campo Grande (MS), no período em que ele comandou a pasta. No inquérito obtido pelo GLOBO, a PGR cita uma viagem de Mandetta a Portugal, em 2010, como um indício de sua relação de proximidade com as empresas, que arcaram com os custos do giro europeu na ocasião. Procurado pelo GLOBO, Mandetta nega irregularidades.

BASTIDORES DA POLÍTICA

Ameaça de vaia pode fazer Wilson Lima desistir da 'Bica'

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.