Compartilhe este texto

A cada 100 crianças de até cinco anos, mais de 41 morrem pela poluição no Brasil

Por Portal Do Holanda

08/11/2018 16h31 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Segundo levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mês passado, pelo menos 633 crianças menores de cinco anos morrem por ano no Brasil, vítimas de complicações relacionadas à poluição.

Pensando nisso, o programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, vai realizar um bate-papo online, com o mote “Expresso 227: Poluição do Ar e Infância”, no dia 13 de novembro, às 19, com transmissão ao vivo no Youtube. 

De acordo com o programa, a cada 100 mil pessoas de até cinco anos, 41 morrem em decorrência de alguma modalidade de poluição. Em nota, o Prioridade Absoluta citou o estudo Ar limpo – um direito fundamental de todas de todas as crianças para um futuro saudável, desenvolvido no Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Evidências científicas mostram que o nascimento prematuro e a mortalidade neo e pós-neonatal têm relação com a exposição à poluição durante a gestação. Após o nascimento, os efeitos incluem problemas respiratórios, neurocomportamentais e endócrinos.

Segundo o Prioridade Absoluta, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) também alerta que a mortalidade de crianças de menos de cinco anos pode aumentar em 50% até 2050, como resultado da poluição do ar.

Para Thaís Dantas, advogada do programa Prioridade Absoluta, a poluição do ar traz graves impactos à saúde de crianças e adolescentes, que vão desde problemas respiratórios, transtornos cognitivos e até morte.

Além de Thais Dantas, participam da conversa Carmem Araújo, consultora do ICCT- International Council on Clean Transportation; Evangelina Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade; Mariana Veras, coordenadora do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: morte, poluiçao, Brasil

+ Brasil