Compartilhe este texto

Candidata é impedida de usar aparelho auditivo durante o Enem

Por Portal Do Holanda

12/11/2018 13h42 — em
Brasil



Uma estudante, de 24 anos, deixou neste domingo (11) a sala onde fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Juiz de Fora. Ela foi impedida de usar um aparelho auditivo e saiu do local da avaliação. Em seguida, registrou um boletim de ocorrência em uma base da Polícia Militar (PM).

Segundo o G1 Zona da Mata, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que “a participante deve entrar em contato pela Página do Participante para registrar a ocorrência entre 12 e 19 de novembro. O Inep assegura que todos os participantes que se sentiram afetados por problemas logísticos terão suas ocorrências analisadas”, conforme nota.

A mãe da candidata contou que no primeiro dia de provas, no último domingo (4), a estudante apresentou um documento que comprovava a surdez e que tinha um implante coclear. Mesmo assim, não pode utilizar o aparelho e fez o exame sem ele.

A jovem relatou à mãe que se sentiu constrangida e prejudicada, tendo em vista que não conseguiu ouvir os recados e a contagem do tempo para realização da prova. Elas combinaram que, se no segundo dia a situação se repetisse, a candidata não faria e prova registraria uma ocorrência.

Como a situação se repetiu, ao ser impedida de utilizar o aparelho auditivo, a estudante se levantou, abandou o local de prova e foi até o posto policial para registrar o boletim de ocorrências.

O fiscal afirmou aos policiais que seguiu as orientações repassadas pelo Inep para prevenir fraudes na avaliação. Ele disse que a estudante deveria ter informado ao Ministério da Educação (MEC), com um laudo médico atestando a deficiência auditiva, para que tal informação viesse especificada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil