Compartilhe este texto

Cientista brasileiro no Sínodo alerta 'ameaça de extinção da Amazônia'

Por Portal Do Holanda

09/10/2019 11h43 — em
Brasil


Foto: Divulgação/Arquivo

O climatologista brasileiro Carlos Nobre alertou nesta quarta-feira (9) para a ameaça de extinção da "Amazônia e seus habitantes", em um encontro com a imprensa durante o Sínodo dos Bispos, no Vaticano.

Segundo um site de notícias do Globo, com a missão de promover o diálogo entre ciência e religião neste encontro organizado pela Igreja Católica, Nobre, que é ex-integrante do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (Inpe), defendeu a ciência por trás dos temas levantados por Papa Francisco sobre o meio ambiente.

O Sínodo é uma reunião de bispos, religiosos, cientistas, indígenas e membros de diferentes tradições religiosas e começou neste domingo (6). Em 27 de outubro, último dia do encontro, será publicado um documento consolidando os temas debatidos – o fio condutor é a presença da Igreja Católica na Amazônia.

Negacionismo climático

Para o pesquisador, o Sínodo da Amazônia pode ser uma reação ao chamado “negacionismo climático”, ou seja, aos grupos de pessoas que não acreditam que o aquecimento global seja causado pela ação humana.

“O negacionismo climático é uma das nossas maiores ameaças”, disse Nobre ao G1. “Os negacionistas não são a maioria da população do mundo. A maioria das pessoas respeita a voz da ciência, que é muito sólida.”

Nobre é especialista em temas ligados ao aquecimento global e estuda a Amazônia há mais de 40 anos. Para ele, os negacionistas representam “uma parcela dos interesses econômicos dominantes” nas últimas décadas.

“A Amazônia também está ligada ao clima. É um ‘coração biológico’ e uma enorme reserva de carbono. Ela regula o clima, tem máxima biodiversidade e enorme ‘sociodiversidade’. Se perdermos isso, se deixarmos de proteger a floresta, não seremos capazes de cumprir com as metas estabelecidas no Acordo de Paris” - Carlos Nobre, climatologista

Floresta em pé

De acordo com o cientista, embora seja um evento religioso, a Igreja Católica pode ajudar a difundir a ideia de que é preciso manter a floresta em pé para que a região amazônica possa se desenvolver economicamente – promover uma “bioeconomia”.

“Infelizmente, estamos muito próximos de um colapso da floresta amazônica. A ciência vem apontando isso com muito rigor. A encíclica do Papa Francisco ‘Laudato si’ mostrou que nossa casa comum está no risco de desabar. E a Amazônia também próxima do colapso”, comentou Nobre.

O climatologista avalia que, se o total de desmatamento da Amazônia passar de 20 a 25% da área da floresta, será irreversível recuperá-la. A floresta seria substituída por uma savana, tomando 60-70% da Amazônia, segundo ele. Atualmente, cerca de 15% da Amazônia está desmatada.

“Estamos muito próximos do ponto de não retorno”, comentou. Com o aumento do desmatamento neste ano de 2019, e se o processo não for revertido, ele entende que poderíamos atingir essa marca em 20 a 30 anos, “correndo o risco de uma enorme crise climática.”


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil