Compartilhe este texto

Profissionais da saúde podem se alistar para teste de vacina contra Covid-19

Por Portal Do Holanda

16/08/2020 4h53 — em
Brasil


Foto: Pixabay

Os profissionais de saúde do Distrito Federal podem se inscrever para participar da pesquisa que testa a eficácia da vacina contra a Covid-19, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac Biotech. A pesquisa da vacina é coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) e realizada no Hospital Universitário de Brasília (HUB). O cadastro para pesquisa é realizado exclusivamente de forma eletrônica, por meio de formulário online.

De acordo com a Agência Brasil, o estudo conta com uma equipe multiprofissional, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e técnicos de laboratório, que devem receber duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias. Para os testes, metade dos participantes recebe um placebo, que não tem efeito farmacológico, e a outra metade, o produto vacinal. A proposta é fazer a comparação entre os dois grupos.

Assim que forem comprovadas a eficácia e a segurança, a vacina segue para registro na Anvisa. Depois, a Sinovac e o Butantan firmarão acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e o fornecimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda de acordo com a publicação, apenas profissionais de saúde do DF que cumpram os seguintes critérios devem preencher o formulário para participar dos testes:

1. Ter mais de 18 anos

2. Trabalhar em serviço de saúde atendendo pessoas com covid-19

3. Não ter sido diagnosticado ou testado positivo para o vírus da covid-19

4. Ter registro no conselho profissional regional

5. Não apresentar doença crônica

6. Se mulher, não estar gestante

7. Não participar de outro ensaio clínico 

Ao aceitar participar da pesquisa, o voluntário assina um termo de consentimento e se compromete a comparecer ao HUB periodicamente por um período de doze meses para acompanhamento da saúde.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: butantan, COVID-19, mortes coornavírus, teste da vacina, VACINA, vacina coronavírus, Brasil

+ Brasil