Compartilhe este texto

Ministro da Defesa avalia varredura em cadeia pública de Manaus e destaca investimentos na segurança de presídios

Por Portal Do Holanda

31/01/2017 11h40 — em
Policial


Foto: Pedro Braga Júnior//Portal do Holanda

O ministro da Defesa, Raul Jugmann está em Manaus e acompanhou de perto a revista surpresa realizada pelo exército na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, reativada há alguns dias, após o massacre que deixou 65 mortos em presídios de Manaus. A varredura aconteceu na manhã desta terça-feira (31), por volta das 5h e recebeu o nome de Operação Chaw’pãn, que significa “limpeza” na língua indígena.

De acordo com o General Geraldo Antônio Muito, comandante do Comando Militar da Amazônia, a ação contou com o efetivo de  370 homens do Exército e Força Aérea Brasileira e de 350  policiais militares e civis. Durante a ação, a equipe utilizou scanners e outros materiais de ponta para rastrear objetos proibidos no interior da cadeia pública, confira o vídeo:

Vídeo: Pedro Braga Júnior/Portal do Holanda

A lista de apreensões só será divulgada no final do dia, mas o Ministro da Defesa assegurou que tudo aconteceu dentro da normalidade. Ele afirmou também que a varredura ocorreu a pedido do Governo do Estado e faz parte da nova política de administração e controle da segurança nos presídios.

Segundo Jungmann, o Governo Temer colocou a disposição dos estados cerca de R$ 1,7 bilhões para a construção de novos presídios e a compra de equipamentos de segurança como bloqueadores de sinais, escâneres, detectores de metais e raio x para a instalação nos presídios.

O ministro falou ainda do esforço das autoridades brasileiras para reforçar a segurança nas fronteiras como forma de bloquear a entrada ilegal de armas e coibir o tráfico de drogas. Raul explicou que hoje há um total de 35 mil homens atuando na fiscalização e defesa dessas áreas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cadeia publica, Ministro da Defesa, varredura, Policial

+ Policial