Compartilhe este texto

Contra o Ceará, Flu tenta acertar defesa para se afastar do Z-4

Por Portal Do Holanda

19/11/2018 10h08 — em
Esportes


Foto: Lucas Mercon/Fluminense

Alardeada nos últimos dias, a crise do ataque não é o único problema a tirar o sono do técnico Marcelo Oliveira. Se, na frente, o Fluminense não marca há quatro jogos, atrás a situação não é muito diferente. Com a defesa em mau momento, o time recebe o Ceará, nesta segunda-feira, às 20h, no Maracanã, não só com a obrigação de voltar a marcar mas também de parar de sofrer gols.

O desempenho defensivo tem sido preocupante. Nos últimos seis jogos, a meta tricolor foi vazada nove vezes. Em duas destas partidas, contra Santos e Palmeiras — ambas fora de casa —, o Fluminense sofreu três gols, situação que se repetiu em outras quatro ocasiões neste Brasileiro.

A média de 1,5 gol por jogo neste período mais recente é muito superior à marca da temporada: 1,03 por compromisso em 2018. De olho no problema, Marcelo Oliveira dedicou boa parte do treino do último sábado ao posicionamento da equipe, especialmente na defesa.

Uma das principais preocupações de Oliveira é com a recomposição defensiva. Ele quer minimizar os riscos dos contra-ataques dos adversários. Pelo seu estilo de jogo e por jogar fora de casa, o Ceará deve explorar este tipo de jogada.

Com a necessidade de vencer para espantar o risco de queda, o técnico ganhou uma boa notícia. O zagueiro Gum, recuperado de um edema na panturrilha esquerda, voltou a treinar com o time e deve ser uma das novidades da equipe que irá a campo hoje. O zagueiro não atuava desde a derrota para o Atlético-PR, no último dia 7, na Sul-Americana.

Com o retorno de Gum, o técnico do Fluminense deve voltar a armar a equipe com três zagueiros. O sistema foi abandonado com a ausência do capitão tricolor. A principal crítica que se faz a escalação com apenas dois defensores é o fato de ela ter consequências justamente na frente, pois obriga os laterais a focar mais na marcação e os impede de ir à linha de fundo, o que costuma ser sua principal característica.

Na ala esquerda, Ayrton Lucas se credencia como importante válvula de escape para o Fluminense com a volta do trio de zaga. Na direita, o titular Léo não treinou com bola no domingo e deve seguir fora do time. O lateral-direito foi desfalque contra o Palmeiras, na última rodada, por conta de um edema na coxa direita. Igor Julião seguirá com a vaga no time titular. O técnico Marcelo Oliveira também não terá à disposição o volante Jadson, expulso diante do Palmeiras. Airton e Dodi brigam pela posição.

‘Decisão’ no Brasileiro

Preocupado com sua situação no Brasileiro, o Fluminense “esquece” por enquanto a semifinal da Sul-Americana, contra o Atlético-PR, no dia 28, e usará força máxima contra o Ceará. A partida ganhou contornos de final para o time tricolor, que parou nos 41 pontos após quatro jogos sem vencer e manteve-se perto da zona de rebaixamento.

Depois de enfrentar a equipe cearense, o Fluminense visita Bahia e Internacional, em duas rodadas seguidas longe do Rio, antes de fechar o campeonato recebendo o América-MG. Uma vitória no Maracanã pode aliviar a pressão dentro e fora de campo no Fluminense nesta reta final do Brasileiro. O elenco tem cobrado a diretoria por conta de salários atrasados.

Com média de público em queda, o Fluminense anunciou ingressos a R$ 30 (inteira) para o jogo de hoje, nos setores Sul e Leste Inferior. Contra o Sport, no último domingo, a diretoria fez uma promoção de entradas as R$ 10, mas atraiu menos de 12 mil pagantes.

Ficha do jogo

Fluminense: Julio César, Paulo Ricardo, Gum e Digão; Igor Julião, Richard, Airton (Dodi), Sornoza e Ayrton Lucas; Everaldo e Luciano.

Ceará: Éverton, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonathan; Edinho, Richardson e Ricardinho; Calyson, Leandro Carvalho e Arthur.

Local: Maracanã. Horário: 20h.

Juiz: Anderson Daronco (Fifa-RS).

Transmissão: Sportv e Premiere.

Ouça na Rádio Globo, com narração de Edson Mauro e comentários de Francisco Aiello, em 98,1 FM


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ceará, DiaDeFlu, segundadetremura, Esportes

+ Esportes