Compartilhe este texto

Criança toca em artista nu durante apresentação e cena causa polêmica

Por Portal Do Holanda

29/09/2017 11h09 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, promovida no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, gerou polêmica após a atuação de um artista nu e uma menina, de aproximadamente 4 anos de idade. A criança interage com o homem deitado de barriga para cima e com a genitália à mostra.

Segundo a Veja, a menina toca na canela e nos pés do artista e depois sai engatinhando do espaço, e volta a assistir à performance. A menina está acompanhada de uma mulher adulta, segundo o MAM, sua mãe.

Em nota, o museu explicou a performance alegando que não houve conteúdo erótico:

"O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance ‘La Bête’, que está sendo atacada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento para convidados. A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, sobre a manipulação de objetos articuláveis. As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalha pelo país e nas redes sociais. O material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada da mãe, que participou brevemente da performance, e que a sala estava ocupada pelos espectadores. As insinuações de pedofilia são resultado de deturpação do contexto e significado da obra.”

Nas redes sociais, registros de uma apresentação em Salvador mostra uma outra criança também interagindo com o artista, tocando sua cabeça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: criança, Nudez, polêmica, Brasil

+ Brasil