Compartilhe este texto

Chá de amora é poderoso aliado da saúde da mulher. Conheça mais benefícios

Por Portal Do Holanda

25/06/2018 14h31 — em
Cura pela Natureza


Foto: Reprodução

Você provavelmente deve conhecer a parte da fruta da amora, um alimento pequeno que possui 43 calorias em cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio.

No entanto, você sabia que as folhas da amora também podem ser utilizadas? Isso mesmo, elas, que possuem 22 vezes mais cálcio do que o leite, aparecem em receitas de chá de amora.

Para que serve?

1. Ação antioxidante

Uma pesquisa publicada na edição de fevereiro no ano 2000 do Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Química Agrícola e Alimentar, tradução livre) identificou que as folhas e as frutas sem espinhos da amora são dotadas de propriedades antioxidantes.

Com isso, é possível concluir que o chá preparado a partir das folhas de amora combate a atuação dos radicais livres causadores de doenças como o câncer e que promovem o envelhecimento no organismo humano. Justamente a ação trazida por substâncias com propriedades antioxidantes.

2. Saúde da mulher

O chá de amora pode ser considerado um aliado da saúde da mulher devido ao fato de aliviar as dores das cólicas menstruais e o desconforto que aparece em decorrência da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

3. Auxílio ao tratamento de problemas de saúde

A bebida feita a partir das folhas de amora pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de condições como dores de cabeça frequentes, alterações na libido, depressão e doenças nos rins.

4. Qualidade de sono

Quem sofre com dificuldades para dormir também pode obter benefícios com a ingestão do chá de amora. Isso porque a bebida também é conhecida por combater problemas relacionados à insônia, tendo em vista que possui propriedades calmantes.

5. Alívio à diarreia

O chá de amora é aprovado pela agência regulatória de ervas da Alemanha como uma bebida que alivia a diarreia aguda sem causa específica. Os taninos encontrados na bebida é que são responsáveis por tal efeito.

6. Contribuição com o tratamento de problemas nas membranas mucosas

As folhas de amora também foram aprovadas na Alemanha para o tratamento de inflamações moderadas nas membranas mucosas da boca e da garganta. Isso indica que elas podem aliviar feridas na boca e dores de garganta. Neste sentido, o chá de amora pode ser utilizado para fazer gargarejos.

7. Saúde dos ossos

Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, a bebida feita a partir das folhas de amora também contribui para que os ossos mantenham uma condição saudável. Assim, podemos concluir que ela combate doenças que afetam os ossos como a osteoporose.

8. Saúde da pele

Por conta da presença de antioxidantes, vitamina C e vitamina E em sua composição, o chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo. O colágeno é importante para tornar a pele mais firme, além de combater a sua flacidez.

9. Colabora com o tratamento de hemorróidas

O chá de amora também contribui com a diminuição de hemorroidas.

10. Chá de amora emagrece

Caso seja consumido no lugar de bebidas calóricas como refrigerantes, sucos industrializados, cafés cremosos, achocolatados cheios de açúcar e milkshakes, o chá de amora pode colaborar com o emagrecimento ao promover uma diminuição no consumo calórico.

Isso porque para perder peso é necessário ingerir uma quantidade de calorias menor do que a taxa calórica que é queimada.

Uma mostra que a bebida realmente pode auxiliar a conquistar a boa forma é o caso de Luciana Donassan. A moça perdeu 57 kg ao incluir o chá de amora em sua dieta. Segundo ela, ao fazer isso seu corpo passou a reter menos líquido (o que diminui o inchaço) e o intestino começou a funcionar melhor.

A nutricionista Francine Schimidt recomendou a ingestão de quatro xícaras do chá por dia, nos intervalos das refeições e indicou seguir uma receita que não ferva a erva.

Obviamente, não é somente o consumo do chá que emagrece. A própria Luciana contou que além de integrar a bebida em sua dieta, passou a comer de maneira mais saudável, incluindo frutas, legumes, verduras, sucos e alimentos integrais e light ao dia a dia.

Assim, é importante lembrar que quem deseja perder peso deve adotar uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, aliada à prática de exercícios físicos regularmente, como maneira de maximizar a queima de calorias.

 

fonte: MundodaBoaForma


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Cura pela Natureza

+ Cura pela Natureza