Compartilhe este texto

Aprenda a fazer currículo e aumente as chances de conseguir emprego

Por Portal Do Holanda

16/01/2018 13h11 — em


Foto: Reprodução

Olá leitores tudo bem? Espero que já tenham colocado em prática as primeiras dicas da coluna que é vestir-se de coragem! Então, no último artigo comentei que neste falaria sobre currículo, então vamos aprender como elaborar um excelente pra vocês começarem o ano atraindo os olhares dos selecionadores.

Preste atenção nas dicas abaixo e corra um bom risco de obter sucesso! O currículo é o seu cartão postal.

Bem, eu inicio perguntando você sabe o que é currículo?

Essa palavra deriva do latim Curriculum Vitae que significa trajetória de vida ai nós abrasileiramos o termo para currículo que é um documento formal que sintetiza suas experiências e informações pessoais e profissionais.

Vamos às dicas:

1. O currículo deve ser digitado sem erros de português, pois isso já é um fator pra eliminação! Então revise ou peça pra alguém ler pra você, um bom currículo começa sem erros!

2. Inicie com seus dados pessoais não ponha CPF, RG ou coisa do tipo esses dados são pós contratação, então inicie com seu nome, idade, estado civil, endereço e telefones (tudo sempre atualizado), as vezes entramos em contato e o candidato já não tem mais idade pra vaga, mudou de bairro ou nem o telefone lhe pertence mais! Então mantenha sempre seus dados atualizados e atenda o telefone pelo amor de Deus (risos)

3. Descreva o objetivo profissional, esse item deve ser preenchido com cautela sempre de acordo com sua realidade, Exemplo: Se você não tem experiência, não coloque como objetivo gerente ou cargo que requer vivência! Vale o famoso bom o senso nessa hora e transparência também. Se você estiver em busca de experiência profissional, deixe isso claro. Se você quer mudar de área ou está buscando recolocação, pode informar também.

4. Descreva suas experiências em ordem decrescente começando do mais recente para o primeiro emprego.

Exemplo: Auxiliar Administrativo 2017 Empresa 1

Auxiliar Administrativo 2016 Empresa 2

Estagiário 2015.Empresa X

Pontue suas principais atividades e seja breve, estender conteúdo não é necessário apenas se venda.

5. Descreva suas competências técnicas cursos, graduação, aperfeiçoamento sempre com o ano de conclusão e onde cursou. Se fala inglês descreva o nível de conhecimento e repare-se para a sabatina nada se verbo to be ( risos).

6. Seja você mesmo! Não minta porque as informações são cruzadas e vamos atrás de tudo! Só coloque aquilo que você de fato fez ou faz. Mentira é item eliminatório.

Enfim caros leitores com essas dicas faça um excelente currículo e ja se prepare para enviá-los, faça uma impressão de currículo legível, utilize um envelope esteticamente em bom estado, pois isso reflete a sua boa apresentação pessoal ou seja seu zelo, isso se for impresso. Quando enviar via e-mail digite um texto de apresentação sem apelos ou pedidos, seja sucinto e objetivo! Desejo sucesso e boa sorte e me avisem dos resultados.

Se surgirem dúvidas vou anexar um modelo de currículo pra vocês se guiarem, certo?

No próximo encontro ( próxima terça) vou falar sobre a hora da entrevista de emprego. Não deixem de ler e acompanhar, deixem perguntas no post blz?

 

Antonio Carlos

Consultor Organizacional

@antoniocarloscfilho


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Currículo, emprego

+