Compartilhe este texto

Na Fieam, diplomatas destacam ações de apoio às empresas do AM

Por Portal Do Holanda

14/03/2017 6h53 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/Am - Em visita a Manaus, um grupo de 30 diplomatas do Itamarati destacou as ações de apoio à internacionalização das empresas do Amazonas, durante palestra realizada, na última sexta-feira (10), no Centro Internacional de Negócios (CIN-AM), no auditório da Federação da Indústrias do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus. Durante esta semana, a comitiva fez visitas a várias empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e acompanhou o funcionamento das ações realizadas pelo CIN-AM.

O diplomata Pedro Colares, de Belo Horizonte (MG), disse que conhecer in loco a realidade do Amazonas, bem como de toda a região Norte, os ajudará a perceber oportunidades para cada setor ampliar suas exportações. Dessa forma, disse Colares, os diplomatas poderão contribuir na atração de investimentos para a região amazônica.

“Não podemos conhecer apenas a teoria, por isso, a importância da nossa vinda ao Amazonas. Tivemos a chance de ver, por exemplo, as dificuldades logísticas que o setor industrial supera com muita criatividade e trabalho. Todos esses fatores foram úteis para que nós percebamos como estão organizados, os fornecedores, as redes e toda a estrutura para a internacionalização”, destacou Pedro.

O diplomata também frisou como ficou clara a importância da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, do CIN, e de toda a estrutura montada para atender os empresários amazonenses voltados aos negócios e a novos investimentos, o que para ele é uma estrutura social que tem dado certo para o crescimento da região.

Outro diplomata, Eduarda Paiva, de Brasília (DF), contou que um dos assuntos que mais chamou a sua atenção durante a palestra do CIN-AM, foram os exemplos apresentados a eles de sucessos da internacionalização empresarial, como no caso da empresa Pronatus da Amazônia, que está há mais de 25 anos no mercado e fornece produtos para toda a região Norte e Nordeste, além dos Estados Unidos e Japão.

Caso de sucesso

“As micros e pequenas empresas são maioria no nosso país e muitas delas não conseguem avançar, ou seja, dar o passo seguinte para entrar no comércio exterior e por esse motivo considero de muita importância o exemplo da empresa amazonense que conseguiu o seu objetivo. Esse exemplo é um caso muito significativo, que com certeza se deve aos esforços locais”, disse Eduarda.

O gerente do CIN-AM, Marcelo Lima, apresentou aos diplomatas todas as atividades desenvolvidas em apoio ao empresariado local, destacando o trabalho em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e outras entidades com o intuito de apoiar a exportação, além do Certificado de Origem (COD) Brasil e o ATA Carnet, que dão maior facilidade à exportação.

“Creio que eles saíram daqui com uma visão mais realista do que é o Amazonas, além de conhecerem de perto as características do nosso Polo Industrial. É muito gratificante poder contribuir com a formação desses diplomatas” concluiu Marcelo.

A visita dos diplomatas fez parte de uma parceria firmada entre a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Instituto Rio Branco e a Fieam e teve o objetivo de propiciar conhecimentos sobre a indústria brasileira e as especificidades regionais do país.  


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: diplomatas, Fiam, Manaus, Amazonas

+ Amazonas