Compartilhe este texto

Facebook entra na lista negra de investimentos do banco Nordea

Por Agência O Globo

21/03/2018 14h03 — em
Economia


Foto: Reprodução

HELSINQUE - O Nordea Bank, maior banco da região nórdica, não permitirá mais que sua unidade de investimento sustentável compre ações do Facebook.

A instituição financeira decidiu “colocar em quarentena” os investimentos de sua unidade de gestão de ativos no Facebook “devido às revelações de alto nível e à turbulência em torno da empresa com forte reação pública”, escreveu no Twitter o chefe de finanças sustentáveis, Sasja Beslik.

O Facebook está no centro de uma tempestade política e de mercado depois que se soube que o provedor de rede social divulgou os dados pessoais de 50 milhões de usuários para uma empresa de análise que ajudou a eleger o presidente dos EUA, Donald Trump.

A rede social foi processada em um tribunal federal de São Francisco na terça-feira por acionistas em uma ação coletiva sob alegações de que eles sofreram prejuízos após as revelações. No mesmo dia, usuários entraram com um processo pedindo indenização por acreditarem que a empresa falhou em proteger seus dados.

O escândalo eliminou quase US$ 50 bilhões de valor de mercado do Facebook em dois dias de negociação. Mas, nesta quarta-feira, as ações da empresa passavam por um ajuste e, depois de abrir em queda, eram negociadas em alta de mais de 2%.

O braço de investimentos sustentáveis do Nordea faz parte da unidade de gestão de riqueza do banco, no valor de US$ 400 bilhões. Perguntado sobre o que o Nordea precisaria ver no Facebook para eliminar sua quarentena, Beslik disse que "uma série de exemplos de como eles estão gerenciando riscos sistêmicos relacionados à privacidade de dados nas operações".

O CEO Mark Zuckerberg planeja se dirigir aos funcionários na sexta-feira. Ele também foi chamado para responder às demandas políticas por esclarecimento. Um representante do parlamento do Reino Unido disse que Zuckerberg precisa explicar a "falha catastrófica do processo". O Parlamento Europeu enviou um convite semelhante.

Zuckerberg e a diretora operacional Sheryl Sandberg ainda não se pronunciaram publicamente sobre o vazamento de dados.

A Cambridge Analytica, empresa de consultoria política por trás do escândalo que envolveu o Facebook, suspendeu seu CEO, Alexander Nix, depois que ele apareceu em um vídeo falando sobre armadilhas para pegar políticos com subornos, prostitutas e disseminação de informações falsas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia