Compartilhe este texto

Meirelles diz que sua etapa como ministro da Fazenda está cumprida

Por Agência O Globo

22/02/2018 13h02 — em
Economia



BRASÍLIA — O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira que sua etapa à frente da pasta está cumprida. Em entrevista à rádio mineira Itatiaia, ele disse que “está contemplando” a possibilidade de uma candidatura à Presidência da República mas voltou a ressaltar que só tomará essa decisão no fim de abril, quando terá que decidir se deixará o cargo de ministro para concorrer.

Ele respondeu a uma pergunta do locutor da rádio, que questionou se o ministro ainda teria ânimo de estar à frente da Fazenda num próximo governo:

— Eu acho que essa etapa como ministro da Fazenda é uma etapa cumprida, como eu tive lá atrás também, quando fui oito anos presidente do Banco Central. Estamos agora contemplando essa nova etapa de uma possível candidatura a Presidente da República. Eu não estou pensando nisso agora, como tenho dito, mas certamente dentro de 40 dias, ou um pouco mais, estaremos tomando essa decisão de continuar o serviço público, mas aí ampliando bastante o escopo de ação. E podendo levar isso que está acontecendo na economia para todos os segmentos.

Meirelles também disse que, para fechar as contas de 2019, o governo terá que compensar a não aprovação da reforma da Previdência, realizando cortes proporcionais no Orçamento. O ministro disse que a equipe econômica está debruçada sobre a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem, que deve ser entregue ao Congresso em 31 de agosto, e faz os cálculos para tentar precisar o tamanho do impacto do crescimento da economia na arrecadação. Segundo ele, esse número ainda não está fechado.

Apesar da decisão de suspender a tramitação da reforma da Previdência, o ministro manteve o discurso de que as mudanças nas regras previdenciárias são uma necessidade e terão que ocorrer tão logo se encerre a intervenção no Rio de Janeiro. Ele disse que a reforma terá que ser feita ou por esse governo ou pelo próximo.

Meirelles também defendeu o projeto de autonomia do Banco Central (BC), um dos 15 itens da pauta econômica prioritária após a suspensão da reforma da Previdência. Segundo ele, uma autonomia estabelecida por lei dará mais credibilidade ao banco.

— A ideia é que um BC autônomo, com condições de implementar sua política de forma independente tem muito mais credibilidade e consegue controlar a inflação de forma mais eficaz.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia