Compartilhe este texto

Volume de empréstimos avança, mas custo segue alto

Por Agência O Globo

14/10/2018 3h29 — em
Economia



RIO - O volume de crédito ofertado na economia brasileira quase dobrou na última década. Além de mais dinheiro, quem tomou empréstimo teve mais prazo para pagar. Mas o custo das operações continuou elevado, segundo estudo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).

De acordo com o levantamento, o total de recursos oferecidos em crédito nos últimos dez anos saltou de R$ 1,8 trilhão para R$ 3,1 trilhões. Os juros médios cobrados na ponta, por sua vez, estão atualmente em 38,5% ao ano, ante 38%.

- A crise econômica interrompeu a trajetória de queda dos juros e do crescimento da oferta de crédito. Há cinco anos, o total de empréstimos equivalia a 60% do Produto Interno Bruto (PIB) e caminhava para 80%. Hoje, com os bancos mais seletivos, o total de crédito representa apenas 46,8% do PIB.

Os juros ao consumidor, mesmo com a Selic no menor patamar histórico, de 6,5% ao ano, estão quase no mesmo nível de uma década atrás, até um pouco mais altos - comenta Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor de pesquisas econômicas da Anefac e autor do levantamento.

Segundo ele, o desemprego e a perda de renda das famílias elevaram o risco de inadimplência, e os bancos subiram as taxas de juros e o (diferença entre o custo de captação dos bancos e as taxas de juros cobradas dos clientes). O levantamento mostra que o avançou de 24,5% ao ano para 29,4% ao ano. Já a inadimplência, medida por atrasos superiores a 90 dias, subiu de 4% para 4,4%.

O especialista lembra que, neste ano, mesmo com a economia mostrando sinais de recuperação, o quadro eleitoral incerto trouxe mais risco, impedindo que os juros na ponta caíssem.

Se o custo não foi alterado, o brasileiro ganhou mais prazo para pagar os empréstimos. O número de prestações subiu de uma média de 12 meses para 40,6 meses.

Além desses fatores, Oliveira observa que a concentração bancária contribui para a cobrança de juros mais altos. Atualmente, os cinco maiores bancos do país respondem por mais de 80% do crédito oferecido.

As chamadas fintechs, startups do ramo financeiro, que estão crescendo como alternativa de crédito, começam a ocupar a brecha deixada pelos bancos na seletividade de crédito. Mas elas ainda representam um volume muito pequeno da oferta, algo em torno de 0,5% do total de crédito.

- O fato é que temos maior concentração de bancos do que as principais economias do mundo. As fintechs e as cooperativas ainda representam muito pouco da oferta de crédito, mas começam a incomodar com taxas de juros mais baixas, menos burocracia e abertura de conta sem cobrança de tarifas - diz Oliveira.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou, em nota, que o aumento da inadimplência, por conta da crise, tem impacto tanto sobre o quanto sobre os juros. Mas, apesar do cenário adverso nos últimos anos, as taxas de juros vêm caindo no país.

A entidade diz ainda que não reconhece análises que apontam a concentração bancária como causa dos juros elevados. Segundo um estudo feito pela consultoria Accenture, encomendado pela própria Febraban, a razão principal do mais alto no Brasil está nos custos elevados da intermediação financeira.

"Os custos associados a inadimplência, tributação, depósitos compulsórios e outros elementos do sistema de regulação são bem mais altos no Brasil que em países emergentes relevantes, como Chile e Turquia", diz a entidade na nota.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia