Compartilhe este texto

Nasa confirma a 1ª caminhada espacial feita só com mulheres

Por Portal Do Holanda

20/03/2019 9h45 — em
Mundo


Foto: Nasa

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, confirmou nesta terça-feira (19) que as astronautas Anne McClain, de 39 anos, e Christina Koch, de 40, protagonizarão no próximo dia 29 de março a primeira caminhada espacial feita exclusivamente por mulheres, e destacou que este marco pode "inspirar" novas gerações.

Mary Lawrence, diretora principal de voo desta caminhada, explicou em uma conferência no Johnson Space Center de Houston (Texas) que, se tudo funcionar como o planejado, "Anne e Christina terão a oportunidade de estar na primeira expedição sem homens".

A ação das astronautas faz parte da Expedição 59 que, além da caminhada das mulheres, inclui outros dois percursos espaciais que serão feitos nos dias 22 de março e 8 de abril.

"Será um momento de orgulho para a Nasa", assegurou Lawrence, que estará esse dia em terra junto com Jackie Kagey, que atuará como controladora de voo da caminhada.

McClain, que é comandante do exército dos Estados Unidos e foi piloto de helicóptero, está desde dezembro do ano passado na Estação Espacial Internacional (EEI), onde pesquisadores de diversas nações colaboram lado a lado.

Já Koch, graduada de Engenharia Elétrica e que trabalhou em expedições ao Polo Sul e ao Ártico, fez no último dia 14 de março seu primeiro voo espacial.

Ambas, que fazem parte de uma promoção de astronautas de 2013, integrada em 50% por mulheres, terão como tarefa a substituição de um jogo de baterias.

"Certamente, isto pode inspirar novas gerações de exploradores espaciais", ressaltou Lawrence.

Em 22 de março, sete dias antes do percurso que as duas astronautas esperam fazer, McClain e seu companheiro Nick Hague deverão substituir as baterias de níquel-hidrogênio por novas de íones de lítio para o canal de energia em um dos painéis solares da EEI.

Um terceiro percurso, no qual participarão Hague e David Saint-Jacques, integrante da Agência Espacial Canadense, está programado para 8 de abril e terá como objetivo as instalações de cabos na estação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo