Compartilhe este texto

Em uma semana, Amazonas registra 8 novos casos de dengue e 5 de Febre Oropouche

Por Portal Do Holanda

18/03/2024 18h32 — em
Manaus


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus divulgou nesta segunda-feira (18) o Informe Epidemiológico das Arboviroses, trazendo os números atualizados de casos de dengue, zika, chikungunya e oropouche registrados na capital. A edição nº 11 da publicação compila os dados referentes à Semana Epidemiológica 11, que abrange o período de 10 a 16 de março.

De acordo com o novo informe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram notificados 151 casos suspeitos de dengue na última semana epidemiológica, dos quais oito foram confirmados. Em 2024, a cidade já registra 6.708 casos notificados e 1.479 confirmados da arbovirose, com outros 1.489 casos em fase de investigação. O número de óbitos confirmados pela doença permanece em um, enquanto três estão sob investigação.

Não foram registrados novos casos suspeitos ou confirmados de zika no período em análise. Desde o início do ano até 16 de março, foram notificados 62 casos suspeitos da doença, com 18 confirmações e 12 casos em investigação. Não há registro de óbitos confirmados ou em investigação.

O informe epidemiológico também destaca um caso suspeito de chikungunya na última semana, porém sem confirmações. Até o momento, Manaus contabiliza 66 casos notificados da doença em 2024, com quatro confirmações e 40 casos em investigação. Não há registros de óbitos confirmados ou em investigação.

Quanto ao oropouche, foram confirmados cinco casos no período avaliado, totalizando 842 casos da arbovirose no município este ano, confirmados por critério laboratorial. Um óbito pela doença foi confirmado pelo mesmo critério, sem casos ou óbitos em investigação no momento. Não há indicação de casos notificados na publicação, já que o oropouche não é considerado um agravo de notificação compulsória.

O Informe Epidemiológico das Arboviroses é elaborado pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sujeitos a atualização.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus