Compartilhe este texto

Academia de Artes Marciais de Coari é indicada ao Prêmio Osvaldo Paquetá de MMA

Por Portal Do Holanda

20/11/2018 13h02 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Coari/Am- A academia de Artes Marciais Renovação Coari Team - RCT, foi indicada ao prêmio Osvaldo Paquetá 2018. O prêmio existe desde 2012 e tem como objetivo difundir as Artes Marciais Mistas, popularmente conhecidas pela sigla MMA, a nível nacional.

A RCT teve início como um projeto social, direcionando os jovens coarienses pelos caminhos do esporte e teve um crescimento considerável, ganhando assim visibilidade e revelando lutadores de talento e disciplina. Diante deste destaque considerável dentro do cenário do MMA, o RCT conquistou um importante espaço e concorre com outras quatro pelo título de “Melhor equipe do ano”.

Atualmente os atletas contam com o apoio da Prefeitura de Coari por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer que tem incentivado diversos eventos de MMA no município.

O presidente  da Liga Coarienses de Lutas, Thiago Pinheiro de Araújo, conta que desde o primeiro evento de MMA realizado no município em 2008 o esporte evoluiu bastante e revelou lutadores como Francisco de Assis e Clybison Dantas que foram os primeiros coarienses a participar profissionalmente de lutas nesta modalidade. E em 2011 a RCT foi criada para incentivar ainda mais as práticas de Artes Marciais em Coari. “Em 2008 quando o esporte era pouco conhecido e as transmissões só aconteciam em canal fechado, o na época prefeito da cidade Adail Pinheiro, foi um visionário. Ele apoiou a realização do primeiro Coari Combat há exatos 10 anos atrás”, explicou Thiago.

De acordo com o presidente da LCL  desde que Adail Filho e a vice-prefeita Dra. Mayara Pinheiro assumiram a administração municipal foram realizados 12 campeonatos em Coari, todos com o apoio total da Prefeitura.

“Até um tempo atrás a modalidade era pouco conhecida e por meio do esforço dos atletas e é claro do professor, afinal de contas essa figura representada aqui em Coari pelo mestre Jesias Rocha, faixa preta de jiu-jítsu é responsável pelo treinamento dos nossos primeiros atletas a competir de forma profissional, o MMA foi se popularizando em nosso município”, disse Thiago.

Ainda de acordo com Thiago Pinheiro, a indicação se deve pelo destaque dos atletas que tem representado não só o Amazonas, mas o Brasil em competições nacionais e internacionais. “ Essa indicação é resultado de um trabalho impecável do Izaias Cunha e do Eliseu Alves. Ser citado em um prêmio que é o Oscar do MMA é gratificante demais, afinal estamos geograficamente muito distante do eixo Rio, São Paulo e Curitiba  onde o esporte é mais forte, então ter esse reconhecimento após uma década de MMA em Coari é muito importante, além é claro de ser mais um incentivo para continuar a batalhar pela modalidade no município. Inclusive atualmente temos atletas da RCT residindo no Rio de Janeiro com o objetivo de se aprimorar no esporte, essa iniciativa gerou matérias em programas de televisão como Globo Esporte, Esporte Eapetacular, Fantástico e Premier Combate.

E entre os atletas que hoje treinam no Rio de Janeiro três deles o Rodrigo Praia, Hederson Batista e o Josiel Silva que estão no terceiro maior campeonato mundial da categoria que é o ABC, evento Russo, o que é motivo de grande orgulho. Vale ressaltar que não teríamos essa oportunidade se nossos atletas não tivessem começado a participar de eventos televisionados pelo Premier Combate e os eventos internacionais e isso só se tornou possível devido o apoio da prefeitura, que hoje viabiliza as passagens aéreas desses atletas, pois os convites existem, mas não tem incentivo financeiro, ou seja, eles convidam, mas o atleta precisa custear sua passagem aérea e isso tem sido possível por meio do apoio incondicional da Prefeitura de Coari”, finalizou Thiago.

A votação para melhor equipe do ano de 2018  é feita pela Internet no endereço premioosvaldopaqueta.com.br/de-seu-voto/ e tem início no dia 1° Ao dia 18 de Janeiro de 2019 e o resultado será divulgado em um evento que irá ocorrer no dia 19 de janeiro na cidade de Curitiba no Paraná.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas