Compartilhe este texto

Confira tudo sobre o último dia do 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Por Portal Do Holanda

19/10/2019 9h42 — em
Amazonas



Assista ao seminário na íntegra através das nossas lives ou leia o resumo minuto a minuto de tudo que aconteceu durante o dia:
 

 

09h19 - Humberto Amorim conversa com Jacoby Fernandes sobre licitações sustentáveis.

09h30 - Juiz-conselheiro Julio Pinheiro abre falas do primeiro painel do dia com tema "Auditorias Ambientais na Amazônia"

"Precisamos fazer um alerta a todos os prefeitos de todas as cidades do Brasil pois existem famílias e cidades que sustentam suas famílias com coleta seletiva" - Julio Pinheiro

"Não vou falar dos outros Estados, mas no Amazonas registramos uma queda de cerca de 39% no número de queimadas. E isso é resultado do trabalho do Tribunal de Contas com as ações de fiscalização"

 

10h10 - Fim da fala do conselheiro Julio Pinheiro tem toada contra as queimadas na Floresta e exposição dos trabalhos feitos pelo TCE-Amazonas sobre controle ambiental.

10h22 - O sub-procurador geral da República e professor da UNB, Dr. Paulo Gustavo Gonet começa sua fala sobre Aspectos Constitucionais do Controle Ambiental.

10h40 - Humberto Amorim entrevista o especialista em imitação de pássaros, Cleudilon Silveira.

10h54 - Humberto Amorim conversa com o vereador e presidente da câmara municipal de Itacoatiara, Aluísio Isper.

11h00 - Representante da União Europeia, o auditor Ernesto Roessing, mostra case do controle ambiental que é realizado pelos Tribunal de Contas Europeu.

11h18 - Projeto de escola pública de Manacapuru, usa goma de tapioca e escama de peixe amazônico para produção de pape e produtos biodegradáveis. Professores e alunas da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré mostram resultados.

11h45 - Dr. Jacoby Fernandes, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, começa fala sobre Controle das Licitações Sustentáveis.

12h03 - Humberto Amorim conversa com Daniel Santos, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil, sobre como colocar o conceito de sustentabilidade no dia a dia.

 

 

14h22 - Humberto Amorim conversa com o professor-doutor em engenharia ambiental pela UEA, Antônio Mesquita, sobre as influências da Amazônia nos ecossistema ambiental de todo o planeta.

14h40 - O vice-diretor de Agricultura, Revursos e Divisão de Auditoria Ambiental de Pequim, Dr. Lin Jinjun começa sua fala sobre as experiência vividas na China sobre Prevenção e Controle de Poluição Atmosférica.

15h - Humberto Amorim conversa com o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Estilac Xavier. 

15h15 - Humberto Amorim conversa com o conselheiro do Tri3bunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Pinheiro.

15h20 - O advogado ambientalista, professor doutor Fábio Feldmann começa sua fala sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos e Economia Circular

15h25 - Humberto Amorim conversa com o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Mario de Mello.

15h40 - Humberto Amorim conversa com a Curadora da exposição Lixo Nosso de cada dia, Vera Lucia Ferreira​

16h23 - Começa a última fala programada do evento, com o ministro do STF Mauro Campbell explanando sobre Responsabilidade Administrativa Ambiental. 

17h - A conselheira-presidente do TCE-Amazonas, Yara Lins realiza a Carta da Amazônia, documento oficial com compromissos assumidos pelo órgão baseado nos resultados do Simpósio.

17h15 - Yara Lins, juíza conselheira-presidente do TCE Amazonas, 

17h19 - Humberto Amorim conversa com o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler.









 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: amazônia, Gestão Ambiental, Judiciário, meio ambiente, tce-am, tribunal de contas, Amazonas

+ Amazonas