Compartilhe este texto

Anatel realiza audiência pública em Manaus para reduzir reclamações contra operadoras

Por Portal Do Holanda

12/03/2019 10h26 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza, a partir das 9h30, da próxima quarta-feira (13), em Manaus, audiência pública para apresentar a proposta do novo Regulamento de Fiscalização Regulatória a ser adotado pelo órgão. O presidente da Agência, Leonardo Euler de Morais, participará do evento.  A audiência será na Gerência Regional da Anatel no Amazonas, localizada no Edifício The Office, Av. Mario Ypiranga, nº 315, bairro Adrianópolis.

A alteração da regulamentação de fiscalização da Anatel busca priorizar a realização de ações com maior potencial benéfico aos consumidores. No entanto, a mudança impacta também fabricantes, fornecedores e distribuidores de equipamentos de telecomunicações, radiodifusores e órgãos de defesa do consumidor. 

Para o consumidor e a sociedade, a proposta do novo Regulamento de Fiscalização Regulatória busca possibilitar a elaboração e divulgação de indicadores de desempenho das empresas e reduzir o volume de reclamações contra operadores de telecomunicações registrados na Anatel. Para as empresas e entidades de telecomunicações, a implantação das regras propostas deve permitir maior clareza nos processos de fiscalização e maior transparência e compreensão das atividades de acompanhamento, inspeção e controle da Agência.

Segundo a Anatel, entre os problemas do modelo atualmente adotado de fiscalização, identifica-se que grande parte do esforço relativo aos processos sancionadores não tem trazido retorno proporcional ao trabalho realizado. Números do ano de 2014 e de 2015, informam que 40% das multas constituídas pela Agência estão inscritas no Cadin e na Dívida Ativa. E no ano de 2015, 21,15% das multas aplicadas estavam suspensas judicialmente. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: anatel, Manaus, operadoras telefonia, Amazonas

+ Amazonas