Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Banco Mundial elogia Manaus e aponta capital como referência nacional em gestão fiscal

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM -  A primeira edição do anuário do Banco Mundial, lançada na última semana, cujo o tema é “Melhorando o desempenho do setor público através da inovação e coordenação inter-agência”, apontou a cidade de Manaus como um exemplo de sucesso ao destacar seu desempenho na recuperação da gestão fiscal do município.

A publicação ressalta o trabalho positivo do setor público nos países onde o Banco Mundial está presente. Devido ao seu desempenho, Manaus foi a única cidade brasileira citada na publicação, ao lado de ‘cases’ inspiradores de gestões de outros países, como Indonésia, Malásia, Moçambique e Ruanda.

Esse reconhecimento veio por conta dos resultados apresentados nos últimos cinco anos, período que a Prefeitura de Manaus obteve equilíbrio fiscal e financeiro. A edição elogia as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), com destaque para ‘reformas gerenciais baseadas em metas e resultados’.

A publicação do Banco Mundial traz como destaque na gestão do município de Manaus a implementação do método PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir), uma ferramenta de gerenciamento usada para garantir o cumprimento de metas e melhoria contínua de processos, utilizado em empresas privadas e que, desde 2013, passou a ser utilizada pela Prefeitura de Manaus. Juntamente ao método, foi alinhado um intenso programa de avaliação de desempenho dos servidores municipais, que passaram a trabalhar com metas especificas em cada área.

As reformas físicas e de sistemas na área de Finanças, que prepararam a máquina pública para ações que resultaram em um aumento da receita municipal, também receberam destaque na publicação, assim como a ação prioritária de implementar um sistema de compras, focado na economia do município.

Resultados

O Banco Mundial reconhece os resultados positivos frutos das ações implementadas pela prefeitura. “Cinco anos após a introdução de reformas gerenciais e resultados na Secretaria de Finanças de Manaus, havia indicações claras de que as mudanças haviam sido efetivas”, destaca um trecho do anuário da instituição financeira internacional.

Ao apresentar esses resultados, o destaque é dado à indicação de Manaus ao primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Índice Firjan de Gestão Fiscal do ano de 2017, onde foram avaliadas a capacidade administrativa de receitas e despesas de mais de 5.000 municípios brasileiros. O ano 2013 serviu para treinar os colaboradores da secretaria e estruturar Tecnologia da Informação. Em 2014, se iniciou o trabalho da eficiência do processo e aumento da arrecadação, com a implantação de um portal online de assistência aos cidadãos, empresas e autônomos, permitindo o pagamento de impostos online.

Receita X Crise

A organização, o planejamento e os investimentos em tecnologia foram primordiais para que Manaus conseguisse manter seus compromissos em dia diante da maior recessão da história do país, como explica o prefeito Arthur Neto. “Tudo isso, aliado à nossa política de austeridade fiscal, nos fortaleceu institucionalmente e conseguimos passar pelo período de recessão de pé”, lembrou o prefeito.

A análise do prefeito é confirmada pelo publicação do Bando Mundial, que destaca como “o sucesso de Manaus provou que as reformas gerenciais baseadas em metas e resultados podem ser implementadas mesmo quando enfrentam as situações financeiras mais difíceis”, traz parte do texto.

E o Executivo municipal tem caminhado rumo ao incremento de 10% anual. “Estamos certos que, neste ano de 2018, alcancemos esse objetivo na nossa receita. Em 2016, atingimos 87,61% da meta, enquanto em 2017 atingimos 99,27% da meta. Em 2018, continuamos buscando resultados ainda mais significativos”, finalizou o secretário da Semef, Lourival Praia.

 

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.