Compartilhe este texto

Em Coari, recém-nascido morre após complicações durante trabalho de parto

Por Portal Do Holanda

11/01/2019 13h52 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Coari/Am - Complicações durante trabalho de parto culminaram na morte de um recém-nascido na manhã da última terça-feira, 8, no Hospital Regional de Coari. De acordo com a Direção do Hospital todos os procedimentos adotados durante o período que a paciente esteve internada seguiram os protocolos do Ministério da Saúde.

O diretor do HRC, o enfermeiro Fabrício Botelho, explicou que na última segunda-feira, 7, a paciente foi internada por orientação do médico obstetra para a realização do parto natural, uma vez que a

parturiente apresentava condições favoráveis para a realização deste procedimento, no entanto, diante da pouca evolução do trabalho de parto foi reavaliada pelo obstetra  que indicou a cesariana. “A paciente foi encaminhada ao centro cirúrgico para realização do parto.

Apesar de estar com 41 semanas, dentro do prazo de gestação para a realização segura do procedimento, o feto já estava entrando em sofrimento. Assim que a criança nasceu foi assistida pelo médico plantonista e encaminhada  para a UTI neonatal com o acompanhamento do médica pediatra que foi acionada de forma imediata para avaliar o quadro do recém-nascido”, explicou o enfermeiro.

O diretor disse ainda, que a criança recebeu todos os cuidados necessários, porém, a criança não resistiu e morreu no início da manhã da terça-feira.

“ A família estava sendo informada sobre a gravidade do quadro, e após a morte do recém-nascido todos os procedimentos legais e assistenciais foram disponibilizados aos familiares”, finalizou Fabrício.

A Secretaria de Saúde, Francisnalva Mendes,  informou que nos últimos sete meses foram realizados 582 partos naturais e 362 partos cesarianas sem nenhuma intercorrência.

“Atualmente temos uma equipe formada por 4 médicos obstetras de uma cooperativa trabalhando 12h com sobreaviso de 24 horas, além de enfermeiros obstetras que trabalham no pré-parto para oferecer toda a assistência necessária para que nossas parturientes possam ter seus bebês com total segurança”, explicou a  Francisnalva Mendes.

Diante do acontecido o Hospital acionou o comitê de ética que irá investigar o caso e esclarecer todos os acontecimentos que culminaram na morte da criança.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas