Compartilhe este texto

Em Manaus, casos confirmados de sarampo chegam a mais de 1,4 mil

Por Portal Do Holanda

29/10/2018 16h24 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O 34º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo, divulgado nesta segunda-feira(29), aponta que Manaus registrou, desde fevereiro, 8.315 casos notificados, sendo 1.427 confirmados, 489 descartados e 6.399 em investigação (aguardando resultado laboratorial).

Em comparação com os dados do 33º Informe, do dia 22, o novo boletim indica um acréscimo de 103 novos casos confirmados de sarampo, mas vale destacar que apenas 15 foram registrados nas últimas quatro semanas, sendo os demais casos de períodos anteriores que aguardavam resultado laboratorial. Também em comparação com o 33º Informe, das 98 novas notificações de sarampo, apenas 21 foram registradas na última semana analisada e as outras 77 estavam aguardando a inserção no sistema de monitoramento.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, reforça que os dados continuam a indicar diminuição no registro de novos casos suspeitos notificados, chegando a uma redução de 46,2% no período de 29 de julho a 20 de outubro, em comparação com os casos registrados no período de 6 de maio a 28 de julho. “A redução tem sido identificada desde o final de julho, quando teve início a segunda etapa do Plano de Contingência contra o Sarampo, com ações de varredura de casa em casa para vacinação, intensificação vacinal em pontos estratégicos e nas Unidades de Saúde. Agora é preciso manter a atenção reforçada nos grupos considerados mais suscetíveis”, informa Marcelo Magaldi.

É o caso, alerta o secretário, das crianças menores de um ano, que, no período de 7 a 20 de outubro, representaram 40,8% do total de 49 casos suspeitos de sarampo, sendo que o aumento do índice nessa faixa etária tem sido registrado nas últimas semanas.

“A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, é recomendada para a faixa etária de seis meses a 49 anos. Com isso, em primeiro lugar, é preciso que os pais levem os filhos que estão completando seis meses para se imunizar contra a doença ou eles irão continuar desprotegidos. Em segundo lugar, como a vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, a única forma de proteger esse público é a vacinação de todas as pessoas na faixa etária indicada para a vacina, principalmente as que convivem com as crianças. A família, pais, mães, tios, tias, primos, todos devem procurar uma sala de vacina para imunização”, reforça Marcelo Magaldi.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: casos, Manaus, sarampo, Amazonas

+ Amazonas