Compartilhe este texto

FVS avança com bloqueio vacinal e imuniza profissionais de saúde contra sarampo em Manaus

Por Portal Do Holanda

21/03/2018 19h31 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Susam

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), emitiu nota técnica reforçando a importância da vacinação contra o sarampo nesta quarta-feria (21), em Manaus. Também por recomendação da FVS, a Susam está vacinando equipes das suas unidades de saúde, que estão vulneráveis ao vírus e que não tenham comprovação vacinal.

Entre as recomendações está a necessidade de imunização de crianças a partir de seis meses, que possam ter tido contato com pessoas com suspeita da doença e também de adultos acima de 50 anos. As duas faixas etárias não são incluídas na vacinação de rotina recomendada pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o último Boletim epidemiológico, 22 pessoas estão sendo tratadas com suspeita de sarampo em Manaus. Oito delas, crianças menores de um ano. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, para o público em geral, e nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) apenas para o público infantil.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, o Amazonas solicitou reforço no estoque de vacina MS, que entre fevereiro e março já enviou mais de 186 mil doses ao Estado. A nota técnica da FVS reforça que, para aqueles que não têm contato com casos suspeitos da doença, será mantida a faixa etária da vacinação de rotina.

Para as pessoas na faixa de 30 e 49 anos que não têm comprovação de vacina recomenda-se dose única da Tríplice Viral. Mais de seis mil profissionais de saúde serão vacinados contra o sarampo nas unidades de saúde gerenciadas pela Susam. Nesta quarta-feira (21), foi iniciada a vacinação nos HPS João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto, além dos prontos-socorros infantis da Zona Leste, Zona Oeste e Zona Sul. Na próxima semana, os trabalhos serão feitos nos Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs) e Maternidades.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas