Compartilhe este texto

Governadores eleitos do Amazonas e São Paulo discutem propostas de melhorias para a saúde

Por Portal Do Holanda

12/11/2018 17h59 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

O governador eleito do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reuniu-se na tarde desta segunda-feira (12), em São Paulo, com o governador eleito daquele estado, João Dória (PSDB), para tratar dos detalhes do encontro de integração da próxima quarta-feira (14), em que participam os governadores eleitos das cinco regiões do País, em Brasília.

O convite formulado pela Frente de Governadores pelo Brasil tem como anfitrião o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e coanfitriões, os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). “O governador de São Paulo reforçou a importância de que todos os futuros chefes do Poder Executivo nos estados estejam presentes porque será uma oportunidade de conhecer as propostas em detalhes da nova equipe do governo federal”, explicou Wilson Lima.

A reunião marcada para daqui a dois dias terá como palestrantes os ministros indicados para assumir as pastas da Fazenda, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.  O encerramento do encontro, que tem duração estimada de 3h30, será feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Um dos pontos de discussão será o Pacto Federativo. Instituído na Constituição Federal de 1988, o Pacto estabelece funções, direitos e deveres de cada um dos entes da federação: União, estados, Distrito Federal e municípios. Cabe a União cuidar dos temas de interesse nacional, como a defesa da pátria. Os estados atuam em questões regionais como transporte metropolitano e cabem aos municípios os assuntos locais, como a coleta de lixo. O Distrito Federal acumula competências tanto dos estados quanto dos municípios.

“A abordagem sobre o Pacto Federativo pode contribuir para aumentar as finanças dos estados. Num momento, em que a instabilidade econômica ronda a maior parte do País, em que empresas são fechadas, aumento do desemprego e declínio das receitas próprias, devemos nos unir para encontrar alternativas a fim de superar os obstáculos e voltar a crescer nos segmentos econômicos da indústria, comércio e serviços”, pontuou Lima.

Além disso, os governadores conversaram sobre propostas para iniciar as respectivas administrações com ações direcionadas para resolver problemas críticos como a longa espera por atendimento médico hospitalar. 

“O João Dória também falou sobre o Programa Corujão da Saúde que ele implantou quando foi prefeito da capital paulista para reduzir as filas da saúde. Mostrou-se disponível em nos ajudar com informações sobre projetos nas áreas de educação, segurança pública e geração de emprego e renda”, finalizou o governador eleito do Amazonas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas