Compartilhe este texto

Mais de 54 mil reservas de vagas para alunos novos são registradas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

16/01/2019 15h17 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM -  O período de matrículas para alunos novos que desejam ingressar nas escolas da rede pública municipal e estadual do Amazonas neste ano de 2019 teve início à 0h01 desta quarta-feira (16). Até às 11h, mais de 54 mil solicitações de reservas de vagas foram registradas.

O diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes, explicou que o horário de pico das solicitações de reservas de vagas no sistema foi às 2h, quando foram registradas mais de 9 mil solicitações. “Pela comparação que fizemos, nós temos tudo para bater a procura do ano passado. Tivemos uma lentidão por conta dos acessos simultâneos. São muitos usuários ao mesmo tempo, mas foi contornado”, explicou.

Novos alunos - O atendimento aos novos alunos está sendo feito pela internet e também de forma presencial em qualquer uma das 1.085 escolas da rede municipal de Manaus e da rede estadual na capital e no interior do estado. Para agilizar o atendimento, pais e responsáveis podem fazer o cadastro prévio do estudante no sitewww.matriculas.am.gov.br. A reserva feita pelo site não garante a vaga, que deve ser confirmada na escola selecionada em até três dias úteis após a realização da matrícula.

Para o cadastro, é necessário informar o nome, e-mail e o número do CPF. Em seguida, é preciso informar os dados do estudante. O sistema para reserva de vaga está liberado somente para novos alunos na rede pública estadual, ou seja, são considerados novos também estudantes que venham de redes municipais do interior, de rede particular e federal.

A assessora de matrículas da Seduc-AM, Diana Paixão, alertou que os pais que tiverem dificuldade para realizar a reserva de vaga devem procurar as escolas. “Quem tiver dificuldade de fazer a solicitação, não procure lan house, pode ir às escolas, que também funcionam como postos de matrículas. Todas as nossas escolas estaduais são postos de matrículas. Os nossos servidores estão treinados para atender toda a população e orientar devidamente a realização desse cadastro da confirmação de matrícula”, afirmou

Reserva de vaga - O responsável deverá fazer login no site e pesquisar as vagas disponíveis por bairro e por nível de ensino para, então, matricular os estudantes que cadastrou. Após escolher a escola, aparecerá uma tela solicitando a confirmação dos dados dos alunos. Caso esteja tudo correto, aparecerá a notificação: “reserva realizada com sucesso”.

Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem levar os documentos dos estudantes na escola para a qual a reserva de vaga foi feita em até três dias úteis. De acordo com a Coordenação de Matrículas da Seduc-AM, caso os pais e responsáveis não compareçam na escola no prazo determinado, a reserva de vaga expira e fica novamente disponível no sistema.

Atendimento - O atendimento específico aos alunos novos de todos os níveis de ensino acontecerá no período de 16 a 20 de janeiro pela internet. Para os pais ou responsáveis que optarem pelo atendimento presencial, o atendimento será entre os dias 16 e 18 de janeiro, em qualquer escola da rede pública, das 8h às 17h. O atendimento aos alunos retardatários será realizado no dia 21 de janeiro de 2019, tanto pela internet quanto de forma presencial.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, matrículas, vagas, Amazonas

+ Amazonas