Compartilhe este texto

No Amazonas, bumbás de Parintins recebem certificado de patrimônio cultural

Por Portal Do Holanda

26/06/2019 14h15 — em
Amazonas



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregará em pleno Bumbódromo, durante o festival folclórico de Parintins, o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. O reconhecimento foi realizado pelo Instituto no ano passado e é uma importante conquista dos grupos, mestres, atores que fazem parte dos bois-bumbás do Médio Amazonas e Parintins.

O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi inscrito pelo Iphan no livro das Celebrações, em novembro de 2018. O certificado será entregue pelo diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Hermano Queiroz, às 19h do dia 28 de junho.

A cerimônia contará com a presença da superintendente do Iphan no Estado do Amazonas, Karla Bitar; do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do vice-governador, Carlos Alberto Souza; além do secretário de cultura do Estado, Marcos Apolo Muniz e do Prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia.

Segundo o diretor, esse reconhecimento público durante a festividade é importante para valorizar ainda mais o trabalho de todos que constroem a manifestação cultural. “Há um intenso envolvimento da comunidade local na preparação do Boi Bumbá, sendo necessários inúmeros saberes de tradição popular que, juntos, resultam no Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”, explica Hermano Queiroz.

A Manifestação Cultural

Os festejos relacionados a esse bem cultural acontecem de diferentes maneiras e de acordo com a localidade em que são realizados, sendo praticados em distintos momentos do ano com variações e denominações próprias na região amazônica.

No Médio Amazonas e Parintins o folguedo geralmente ocorre durante as celebrações juninas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro. Nesses contextos, há três principais versões da dança dramática: o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena. Por reunir influências tradicionais de diversas etnias, a brincadeira do Boi se caracteriza como importante referência cultural. As origens da manifestação remontam às missões jesuíticas do século XVII, que trouxeram consigo tradições do Mediterrâneo europeu. Por sua vez, essas tradições com o tempo absorveram-se de elementos das culturas afro-brasileira e indígena.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: BOI BUMBÁ, certificado, Iphan, Parintins, patrimônio cultural, Amazonas

+ Amazonas