Compartilhe este texto

Prefeito anuncia convocação emergencial de 60 servidores da Saúde em Manaus

Por Portal Do Holanda

21/05/2019 21h47 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou nesta terça-feira (21), a convocação emergencial de 60 profissionais para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde do município. Ao todo, quatro enfermeiros e 56 técnicos em enfermagem, do cadastro reserva do Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 002/2017, ingressarão emergencialmente para suprir parte dos 232 servidores estaduais que serão exonerados no próximo dia 31 de maio.

A exoneração de 232, de um total de 240 servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) que atuava em 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a contar do dia 31/5, foi publicada na Portaria nº 223/2019, da Susam, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de 17 de abril. O prefeito anunciou que as medidas emergenciais também incluem o lançamento de mais um processo seletivo para a contratação de médicos e outros profissionais de saúde, com o objetivo de minimizar o prejuízo ao atendimento de usuários das UBSs.

“O governador, alegando pressão dos órgãos de controle, e em outro momento alegando a necessidade de convocar concursados, demitiu 232 servidores do Estado que atuavam em UBSs da prefeitura. Uma coisa extremamente grave, porque foi muito rápido, sem nos dar tempo para uma reação mais efetiva. Nossas UBSs ficam desvalidas em algum momento, mas faremos os remanejamentos internos para mantê-las funcionando”, afirmou Arthur.

Ele também salientou que a prefeitura possui servidores da saúde cedidos e que atuam em órgãos do Estado como a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Fundação Hospital Adriano Jorge e Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), entre outros. Mas, de acordo com o prefeito, nenhum servidor do município será retirado de órgãos de saúde do governo do Estado.

Convocados

A convocação dos servidores foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 21/5. Os convocados deverão comparecer, entre os dias 23/5 e 6/6, à Gerência de Gestão do Trabalho, na sede da Semsa, situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1.695, zona Centro-Sul, para os procedimentos pré-admissionais. Os 60 profissionais vão atuar, temporariamente, em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: convocação, Manaus, saúde, servidores, Amazonas

+ Amazonas