Compartilhe este texto

Sebrae realiza 2ª edição da Conferência Amazônica orientando empreendedores da região

Por Portal Do Holanda

05/10/2018 13h18 — em
Amazonas


Evaldo Pantoja, analista técnico do Sebrae Amazonas Foto: Pedro Braga Jr./Portal do Holanda

Manaus/AM - A partir desta sexta-feira (5) até amanhã (6) acontece a segunda edição da Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação organizado pelo Sebrae Amazonas. O evento ocorre no Manaus Plaza Centro de Convenções. O foco do Sebrae é o empreendedorismo e a orientação para o mercado e suas mudanças é um dos focos centrais da Conferência, segundo o analista técnico do Sebrae Evanildo Pantoja. 

O analista aponta que o cenário atual é muito dinâmico e por isso é necessária a orientação para que o empreendedor chegue ao mercado com planejamento. "Dados demonstram que cada vez mais há um número bem maior de pessoas que estão se lançando nesse segmento do empreendedorismo. Primeiro por conta da escassez do emprego e as pessoas precisam gerar renda. Só que o ideal é que a gente se lance com planejamento”, iniciou Pantoja.

O planejamento é necessário, pois se de um lado há um número grande de novas empresas, do outro existe um número grande de falências devido a falta de um plano de negócios. "A Conferência tem um pouco disso, de chamar a atenção para que mais pessoas percebam a importância para um planejamento ideal, para que se inicie bem no setor do empreendedorismo”, indicou.

Na Conferência, o Sebrae vai demonstrar a importância de se elaborar um plano de negócios que auxilie o empreendedor a identificar e superar as dificuldades. “O plano de negócios é colocar no papel tudo aquilo que você está pensando. Definir qual é o seu público e para quem vai vender. Quando se tem no papel você consegue observar o que não deu certo, o porque não deu certo e você tem como corrigir. Quando está tudo na cabeça, você não tem estrategicamente como solucionar, porque você não consegue identificar qual é o problema que esta fazendo com que sua atividade não dê certo”, explica Evaldo Pantoja.

O evento é voltado tanto para quem quer se inserir no mercado e para aqueles que buscam sobreviver a este cenário de crise no País. “A conferência não é só pra quem quer montar uma empresa é também para quem já está na ativa. Muitas pessoas hoje estão sofrendo pra não deixar fechar as portas. A luta hoje não é nem tanto para ganhar dinheiro, é tentar não quebrar até o fim dessa crise. As pessoas estão tentando sobreviver com seus empreendimentos”, salientou.  

Os interessados ainda podem se inscrever por meio do link https://www.conferenciaamazonica.com.br

Startups

As startups são o foco do momento para desenvolvimento de uma ideia nova para o mercado. A sobrevivência desta ideia e transformá-la em um negócio é um dos desafios para o empreendedor. Segundo o analista técnico do Sebrae o mercado das startups ainda é muito novo por isso é importante discutir o assunto com os empresários e bancos para desenvolvimento dessas ideias.  

O mercado é muito novo e a gente esta querendo discutir justamente isso. Discutir o acesso a financiamento a essas ideias. Como as instituições financeiras se preparam para este cenário. Vamos discutir isso com os bancos e vamos tentar identificar o porque que de um universo de 100 em recursos que são disponibilizados para as pequenas empresas, apenas 30% ou menos conseguem ter acesso a esses recursos”, disse Evanildo Pantoja.

O analista explicou o conceito de uma startup que basicamente seria a de identificar uma necessidade do mercado ou melhorar um serviço. O que de fato poderá dar o sucesso a uma startup é você conseguir identificar uma necessidade que o mercado tem. Se você consegue identificar isso as chances de sucesso são imensas porque você vai estar atendendo uma demanda que alguém não esta atendendo ou está fazendo isso mal. Mas também existem casos de ideias que já existem no mercado e vocês conhece um diferencial pra essa ideia que pode também trazer sucesso”, explicou. 

Identificar uma necessidade para as empresas do Distrito Industrial pode ter um grande potencial de sucesso devido a grande demanda, frisou o analista do Sebrae. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: conferência, empreendedorismo, sebrae, Amazonas

+ Amazonas