Compartilhe este texto

Wilson veta lei que dava transparência na aplicação de recursos do Fundeb no Estado

Por Portal Do Holanda

17/01/2019 11h52 — em
Amazonas


Foto: Pedro Braga Jr./Portal do Holanda

Manaus/AM - O governador Wilson Lima (PSC) vetou a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em 2018, que obrigava o governo e demais prefeituras do Estado a criarem portais de transparências para informarem o andamento das aplicações de recursos federais para a educação. A norma previa maior clareza na aplicação de verbas federais oriundas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb). 

Wilson apontou “inconstitucionalidade formal” na proposta, baseado em parecer dado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). A PGE apontou ser "de iniciativa privativa do governador do Estado projeto de lei que versem sobre a organização administrativa e matérias orçamentárias, bem como criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direta”.  

A proposta era de autoria do deputado estadual José Ricardo (PT), eleito deputado federal, atendendo demanda feita pro professores do Estado. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Fundeb, seduc-am, wilson lima, Amazonas

+ Amazonas