Compartilhe este texto

Bebês Ozempic? Usuárias relatam gravidez surpresa

Por Portal Do Holanda

11/04/2024 14h26 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

Veio aí mais uma polêmica sobre o uso do Ozempic, medicamento usado para emagrecimento. Nas redes sociais várias mulheres estão relatando um efeito colateral inesperado, uma gravidez. No Facebook existe um grupo com mais de 500 membros chamado  “Eu engravidei usando Ozempic”, além de diversos questionamentos no Reddit e TikTok sobre gestações não planejadas durante o uso do medicamento.


O que diz a ciência?

De acordo com os especialistas, remédios para emagrecer rapidamente podem afetar a fertilidade da mulher. Os medicamentos para o objetivo são conhecidos como drogas GLP-1, e também especula-se que seu uso pode interferir na absorção de contraceptivos orais, causando falhas no controle de natalidade.


Relatos

“Engravidei com um GLP-1,” afirma Deb Oliviara, de 32 anos, em sua conta no TikTok, que tem 36.000 seguidores. Ela tinha contado em outro vídeo que teve dois abortos espontâneos e um natimorto. Ela ainda conta que estava usando Ozempic há três meses antes de engravidar. “Eu estava grávida de três semanas quando descobri”, disse. “Agora estou grávida de 3 meses, e o bebê está incrível.”

Paige Burnham, de 29 anos, que mora em Louisville, perdeu cerca de 36 kg enquanto usava Ozempic, quando começou a sentir náuseas em uma viagem à Disney World. Ela conta que achava que era efeito do remédio, mas na verdade era uma gravidez. Ela afirma que passou 4 anos tentando engravidar e não tinha conseguido. Em março ela deu à luz a um menino saudável.

Pesquisas sobre gravidez e drogas GLP-1

A relação entre as duas coisas ainda é pouco estudada. Um porta-voz da Novo Nordisk, que fabrica Ozempic, disse que a empresa está coletando dados para avaliar a segurança de engravidar enquanto se usa os medicamentos.

 “Gravidez ou intenção de engravidar foram critérios de exclusão em nossos testes com semaglutida, tanto para obesidade quanto para diabetes tipo 2,” disse a empresa em um comunicado.

A maior preocupação entre mulheres que engravidam usando um GLP-1 é se a droga representa  risco para o feto. Embora algumas mães relatem nascimentos de bebês saudáveis, os médicos dizem que é importante usar um controle de natalidade de reserva e interromper a droga imediatamente se você engravidar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar