Compartilhe este texto

A luz azul das telas faz mal para os olhos? Especialistas respondem

Por Portal Do Holanda

23/04/2024 11h16 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução Pixabay

Muito se fala sobre como a exposição em excesso a luz azul das telas como celulares, computadores e televisores podem fazer mal para a visão. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, mais de 35 milhões de brasileiros possuem algum grau de dificuldade visual.

As doenças oculares mais recorrentes são: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, catarata, glaucoma e a retinopatia diabética. Todas podem ser tratadas e, em muitos casos, evitadas. Pensando nisso alguns especialistas no assunto comentam sobre os mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

Um pouco de luz advinda das telas é prejudicial aos olhos
Falso:
Pesquisas levantaram preocupações sobre a luz das telas prejudicar os olhos, mas o professor Joshua Ehrlich da Universidade de Michigan afirma que não há evidências sólidas disso em exposições típicas, além de não haver comprovação de que óculos bloqueadores de luz azul beneficiem a saúde ocular.

Porém o uso das telas podem prejudicar a visão das outras maneiras,  causando por exemplo olhos secos. "Quando olhamos para uma tela, simplesmente não piscamos com a frequência que deveríamos e isso pode causar fadiga ocular e visão turva temporária", afirma Xiaoying Zhu, professora clínica de Optometria e principal pesquisadora de miopia do SUNY College of Optometry na cidade de Nova Iorque.

Ler um livro ou usar um objeto eletrônico de perto faz mal
Verdadeiro:
Nossos olhos não devem se concentrar em objetos próximos ao nosso rosto por muito tempo, recomenda Zhu. Para prevenir miopia, Zhu sugere evitar focar em objetos próximos por muito tempo. Ela recomenda a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de leitura, olhar para algo a 6 metros de distância por 20 segundos.


Ler no escuro pode piorar sua visão
Falso:
Se a iluminação for insuficiente e você precisar segurar seu livro ou tablet muito perto do rosto, isso pode aumentar os riscos mencionados e causar fadiga ocular. Isso pode resultar em dor ao redor dos olhos, nas têmporas, dor de cabeça e dificuldade de concentração. No entanto, esses sintomas geralmente são temporários, explica Zhu.


Usar óculos de sol faz diferença
Verdadeiro:
Os especialistas advertem contra olhar diretamente para o sol por uma razão. A exposição excessiva aos raios ultravioleta A e B pode provocar danos irreversíveis à retina, conforme aponta Ehrlich. Além disso, aumenta o risco de catarata. Ehrlich também adverte que a exposição prolongada à luz ultravioleta pode aumentar o risco de câncer nos olhos. Para se proteger, é recomendado o uso de óculos de sol, óculos ou lentes de contato que bloqueiem os raios UV.

Faz mal mergulhar de olhos abertos sem proteção
Verdadeiro:
O aumento da temperatura da água das piscinas facilita a proliferação de bactérias que podem causar conjuntivite. Por isso, Marcia Beatriz Tartarella, oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino-América, aconselha os banhistas a tomarem uma precaução simples: evitar abrir os olhos debaixo d'água.

Fazer uma pausa no uso de óculos pode impedir que sua visão piore
Falso:
Safal Khanal, professor assistente de Optometria e Ciência da Visão na Universidade do Alabama em Birmingham, relata que alguns pacientes que necessitam de óculos evitam usá-los constantemente por temerem que isso agrave sua condição. Ele enfatiza que essa preocupação não procede e aconselha que, se houver necessidade de óculos, é importante usá-los regularmente.

As cenouras são boas para os olhos
Verdadeiro:
Embora consumir muitas cenouras não garanta uma visão perfeita, há evidências sugerindo que os nutrientes presentes nelas são benéficos para a saúde ocular. Um amplo estudo clínico, por exemplo, constatou que suplementos contendo nutrientes encontrados nas cenouras, como betacaroteno e vitaminas C e E, podem retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Segundo Ehrlich, seguir uma dieta rica em antioxidantes não é uma garantia de prevenção de doenças oculares, mas pode ser especialmente útil para pessoas com degeneração macular precoce.

O agravamento da visão é uma parte inevitável do envelhecimento
Falso: Ehrlich afirma que a maioria das causas de declínio da visão na idade adulta, como degeneração macular relacionada à idade, catarata e glaucoma, são evitáveis ou tratáveis quando detectadas precocemente. Ele enfatiza que se você perceber que sua visão está diminuindo, não deve simplesmente atribuir isso ao envelhecimento. Consultar um oftalmologista imediatamente ou regularmente, pelo menos uma vez por ano, oferecerá a melhor chance de evitar essas condições.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar