Compartilhe este texto

Pare de tomar água gelada e passe a tomá-la morna; você não vai acreditar nos benefícios

Por Portal Do Holanda

16/05/2018 1h13 — em
Saúde e Bem-estar



Especialistas assumem que tomar água em temperatura morna é o ideal para nosso corpo.

Uma vez que está mais próxima da temperatura de nosso organismo, é mais agradável consumi-la durante as primeiras horas do dia. Na lista abaixo, você confere os benefícios que o hábito pode garantir. 

1- Melhora da digestão

De acordo com a nutricionista Stella Metsovas, a água gelada possui muitos menos minerais essenciais para o trato digestivo, o que dificulta o processo de digestão. Já a água morna faz o contrário, ajudando a digerir mais rapidamente os alimentos, bem como provoca uma melhor absorção de nutrientes. Já na medicina chinesa, considera-se que a água morna ajuda a manter a temperatura do estômago, o que facilita a ação dos sucos gástricos nos alimentos. Logo, assume-se que um copo de água morna pela manhã possa ajudar a limpar o corpo pela descarga de toxinas.

2 – Melhora da circulação sanguínea

Para quem sofre com problemas circulatórios, a água morna pode ajudar. Enquanto sua contraparte gelada provoca a vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos),a morna ajuda com a vasodilatação, favorecendo a oxigenação dos órgãos e tecidos. Consequentemente, uma circulação ideal fornece um melhor funcionamento do organismo, incluindo um aumento da circulação.

3- Combate problemas de constipação

Um copo de água morna pela manhã pode aliviar os sintomas da constipação, uma vez que facilita os movimentos peristálticos do intestino e hidrata as fezes mais duras que provocam a prisão de ventre. Pessoas que não sofrem do problema também podem observar uma relativa melhora, uma vez que o corpo permanecerá hidratado, consequentemente provocando fezes mais volumosas e macias. O ideal é consumir a água morna meia hora antes das refeições, pois ela incentivará seu metabolismo a funcionar melhor.

4- Alívio respiratório

A água gelada favorece a formação de um muco grosso na garganta. Embora isso não seja um causador de preocupações, por vezes pode favorecer a proliferação de bactérias problemáticas. A água morna tem o efeito oposto, capaz de diluir o muco e aliviar problemas de irritação. Além disso, para quem acorda com a boca com a boca muito seca, ela pode a ajudar a “derreter” o muco preso. Fonte: Jornal Ciência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar