Compartilhe este texto

Vontade de chupar gelo é um dos sintomas clássicos de doença silenciosa

Por Portal Do Holanda

06/08/2018 11h32 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A vontade quase compulsiva de chupar e mastigar cubos de gelo mesmo nos dias mais frios pode ser um sintoma muitas vezes ignorado de uma doença silenciosa provocada pela deficiência de ferro no organismo: a anemia.

Vontade de mastigar gelo pode ser sintoma de anemia

Pessoas que sofrem de carência de ferro, como os pacientes com anemia, podem experimentar grande desejo e prazer em mastigar gelo, já que o hábito alivia pequenas inflamações na boca, causadas pela carência do mineral. Além do gelo, é possível ainda ter vontade de mastigar outras substâncias incomuns, como terra, giz ou macarrão cru, por exemplo.

A anemia é mais comum entre crianças com menos de três anos, gestantes e mulheres na menopausa, mas também pode afetar pessoas de qualquer idade.

O ferro é um mineral essencial para a produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a armazenar e transportar oxigênio no sangue. A ausência do mineral pode provocar a anemia, cujos sintomas mais comuns são:

Cansaço excessivo

Tonturas e possíveis desmaios

Dificuldade de respiração

Aceleração dos batimentos cardíacos

Palidez nas faces

Dores de cabeça

Irritabilidade

Queda de cabelos

Enfraquecimento das unhas

Falta de atenção e concentração

O tratamento mais comum para combater a anemia ainda é feito com a suplementação de ferro para aumentar os baixos níveis no corpo. É possível também aumentar a quantidade de ferro através de uma dieta rica em alimentos que são fontes do mineral, como vegetais de folhas verdes escuras, arroz integral, ovos, carne vermelha, peixe, frutas secas e leguminosas.

fonte: VIX.com

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar