Compartilhe este texto

Falta de insumos e salários atrasados deixam crianças com cardiopatia sem atendimento no HUFM

Por Portal Do Holanda

25/04/2024 14h42 — em
Amazonas


Foto: Jander Robson / Portal do Holanda

Manaus/AM - Mães de crianças com cardiopatia estão denunciando a ausência de profissionais e falta de insumos no Hospital Universitário Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte.

Cerca de nove mães relataram ao Portal do Holanda diversas situações pelas quais seus filhos têm passado na unidade. Entre os problemas citados estão crianças que receberam alta médica sem avaliação de um fisioterapeuta, ter que comprar insumos para que as enfermeiras fizessem curativos e até informações de que supostamente o hospital seria fechado.

Todas as denunciantes preferiram manter o anonimato para evitar qualquer tipo de represália.

Uma mãe relatou que o filho fez uma cirurgia em março, ficou internado na UTI, mas recebeu alta médica sem avaliação de um profissional específico.

“No dia 12 de março ele deu entrada, mas no dia 20 teve complicações e foi quando subiram ele para a UTI e descobriram infecção urinária e anemia, mas ainda não podia operar, até que no dia 21 teve uma parada cardíaca e a saturação dele caiu então fizeram a cirurgia. Depois disso ele foi para UTI, mas depois de alguns dias já estava liberado para ir para uma enfermaria. No entanto, ele tinha que ser avaliado por um fisioterapeuta primeiro, mas o profissional da unidade não estava trabalhando por falta de pagamento. Mesmo assim, meu filho recebeu alta e já estamos em casa sem a avaliação do profissional. Ele vai fazer outra cirurgia e já fico preocupada de como vai ser a situação não tiver profissional por falta de salário”, explicou.

Já outra mãe relatou que a filha está sendo impossibilitada de fazer fisioterapia, pois o Francisca Mendes limitou as consultas com o profissional apenas para crianças de até 2 anos.

“Sou mãe de uma criança com cardiopatia que está há meses sem fisioterapia. Minha filha tem síndrome de Down, não anda, não fala e só porque vai fazer 3 anos, não pode receber o atendimento, assim fica difícil.  Além de tudo isso, há uma negligência grande por falta de medicamentos, falta de leitos para internações e até de materiais de materiais de insumo que os próprios pais levam ao hospital, pois material de proteção até para os técnicos. Os profissionais estão trabalhando por amor às crianças mesmo, pois estão todos sem pagamento”, relatou.

A mãe de uma criança de 9 anos contou que durante uma conversa com um profissional da unidade, ela foi informada de que o hospital seria fechado por conta desses problemas. “O Francisca Mendes é o único hospital do estado que trata doenças do coração. Se ele fechar, como essas crianças vão sobreviver?”, desabafou.

Entramos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e reportamos as denúncias recebidas, mas o órgão ainda não se pronunciou sobre os casos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas