Compartilhe este texto

Pessoas trans podem escolher em qual ala de penitenciária cumprir pena

Por Portal Do Holanda

19/04/2024 8h58 — em
Brasil


Foto: Freepik

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA + e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovaram uma resolução que estabelece novas regras para tratamento de pessoas dessa comunidade em prisões, entre elas, o uso do nome social e a escolha de qual ala vão cumprir a pena. 

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece que homens e mulheres trans poderão escolher entre as alas masculina e feminina para cumprir a pena, tendo o direito de mudar de ideia em qualquer momento do processo legal. 

Além disso, foi aprovado o uso do nome social para autodeclaração. Ou seja, o preso não precisará apresentar documentos ou realizar cirurgia de mudança de sexo para ser tratado de acordo com o gênero declarado. 

A nova resolução visa trazer mais segurança à integridade física e moral das pessoas LGBTQIA + no sistema carcerário.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil